O Natal é a principal data do ano para muitas lojas. Além do forte apelo emocional dessa data, há uma busca de presentes para membros da família, amigos e colegas de trabalho.
A expectativa do comércio brasileiro é movimentar cerca de 40 bilhões de reais em 2022, após dois anos onde a pandemia afetou as vendas. Os empreendedores que se preparam sempre têm maiores chances de obter resultados melhores.
A seguir, vamos apresentar 10 dicas para ajudar quem está buscando estratégias para alavancar as vendas neste período e conquistar novos clientes fiéis.
O ideal é que a loja siga o quanto antes o ritmo do mercado, que desde a última semana de novembro vem entrando “no clima” e demonstrando que o período natalino já chegou.
- Atendimento personalizado: Em todas as épocas do ano o bom atendimento é um ponto crucial para qualquer negócio. No Natal, o ritmo intenso pode sobrecarregar os vendedores. Por isso, sua equipe precisa estar preparada.
- Conheça o perfil do cliente. Cada lojista sabe que tipo de cliente precisa atrair. Um levantamento dos itens mais vendidos no último Natal em sua loja pode ajudar a preparar melhor as vendas deste ano.
- Destaque os mais vendidos: A forma de exposição dos produtos influencia muito quem visita uma loja. Por exemplo, quem vende roupas ou sapatos pode vestir os manequins com as peças que saem muito.
- Deixe as ofertas visíveis: Quem passa pela sua vitrine ou mostruário precisa ver algo que chame a atenção. Uma dica é colocar os avisos de preço com números grandes junto à palavra “desconto” ou “oferta”. Se foro o caso, destaque as condições de parcelamento facilitado e serviço de entrega.
- Capriche na vitrine ou mostruário: Quanto mais itens expostos, maior a atração do interesse dos clientes. Invista na decoração da loja como um todo para apresentar um diferencial que remeta ao Natal.
- Cuidado com o estoque. Deixar de fazer uma venda por falta de estoque é uma experiência negativa tanto para o lojista quanto para o consumidor. Prepare-se com antecedência e reponha, assim que possível, aquelas mercadorias que estão saindo mais rapidamente.
- Monte kits promocionais Oferecer vários itens por um preço é uma estratégia de vendas que pode dar grandes resultados, pois o cliente pode estar buscando um produto e acabar levando 2 ou 3 se o preço é convidativo.
- Crie um banco de dados: Aproveite o maior fluxo de clientes para pegar contatos e montar um banco de dados que pode ser utilizado em outras ocasiões. Uma alternativa é realizar um sorteio onde, para participar, o cliente precisa fornecer e-mail ou telefone.
- Invista no virtual: Ofereça seus produtos nas redes sociais e pelo WhatsApp. Apresentar dicas de presente para amigo oculto ou brindes para empresas pode ser uma boa opção para vendas natalinas.
- Facilite a entrega: Como é uma época onde as pessoas estão atarefadas acima da média, com preparativos em casa e fechamento de ano nas empresas, ofereça opções de compra pelo celular e retirada na loja ou delivery. A comodidade da compra pode ser um fator decisivo na hora de fechar uma venda.