• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Iniciou a Operação Baixas Temperaturas em São Paulo

    4 jul 2025

    Marina Aquarium oferece vantagens para associados APECC

    3 jul 2025

    Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

    1 jul 2025

    Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

    30 jun 2025

    Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

    25 jun 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Os desafios para garantir os direitos do consumidor

Artigo de Armando Rovai, consultor jurídico da APECC
Por APECC11 set 2022
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Por Armando Rovai, consultor jurídico da APECC

Uma das leis mais conhecidas e utilizadas pela população brasileira completa 32 anos em 11 de setembro. O Código de Defesa do Consumidor, ao longo desse período, estabeleceu uma série de premissas e valores para as relações de consumo como os deveres de transparência, boa-fé e responsabilidade, tornando-o uma lei atemporal, que inspirou várias outras normas sobre o tema, mundo afora.

Além disso, reconheceu a vulnerabilidade do consumidor nas relações de consumo e a obrigação dos fornecedores de reparar os danos causados a ele. Nesse sentido, os órgãos públicos de defesa do consumidor, associações de empreendedores e os fornecedores, vêm trabalhando no sentido de  que os consumidores estejam mais protegidos e para que as relações de consumo sejam mais justas e equilibradas.

É importante registrar, também, a mudança no comportamento das pessoas, seja por meio dos hábitos inerentes ao advento da tecnologia ou por estarem cada dia mais informadas de seus direitos. A informação é algo realmente essencial para o empoderamento do consumidor e, hoje em dia, com surgimento de novas tecnologias, o cidadão tem o poder nas pontas dos dedos. A vida é, mais do que nunca, ao vivo – e “online”.

Sobre isso, é preciso deixar cediço que o consumidor deve ter total acesso a informações claras e precisas. Trata-se de uma relação sinérgica, com benefícios para todos, sempre com foco na devida proteção ao consumidor.

Nesse diapasão, o foco da das Associações e do Poder Público é o de buscar, tanto quanto possível, abordagens capazes de garantir, nos exatos termos preceituados pelo próprio Código de Defesa do Consumidor, a harmonização dos interesses envolvidos nas relações de consumo.

Sabe-se que em momentos de crises econômicas, como a que passamos com o Coronavírus, propiciam que as empresas que atuam no mercado de consumo busquem alternativas para diminuir custos, porém essas medidas não podem ter como consequência o sacrifício de direitos básicos dos consumidores.

O dinamismo é um traço inafastável das relações que se estabelecem mercado de consumo – e é preciso que os órgãos públicos e as associações acompanhem essa característica, com uma atuação igualmente diligente e precisa.

O escopo é dialogar e orientar sempre, sancionar desvios e abusos quando necessário e de modo efetivo, prestigiar a composição tanto quanto possível, sempre com foco na harmonização de interesses, garantido o pleno respeito aos direitos do consumidor..

Enfim, objetiva-se a emancipação do consumidor, seu empoderamento em sentido amplo e a necessidade de transparência para a solução alternativa de conflitos de forma célere e com alta efetividade, num cenário onde todos ganham.

O desafio é melhorar os diálogos, aumentar a confiança entre as partes, construir incentivos e lançar mais luz sobre as práticas que constituem as relações de consumo, aprendendo com as divergências e crescendo a partir da superação dos conflitos

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Iniciou a Operação Baixas Temperaturas em São Paulo

Marina Aquarium oferece vantagens para associados APECC

Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

ACSP promove a “Semana do Comerciante”

7 jul 2025

Iniciou a Operação Baixas Temperaturas em São Paulo

4 jul 2025

Marina Aquarium oferece vantagens para associados APECC

3 jul 2025

Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

1 jul 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.