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Lojistas podem aproveitar as Olimpíadas para impulsionar suas vendas

Evento esportivo deve atrair mais clientes para comércio que se associam ao hype do momento
Por APECC24 jul 2024
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Com a chegada da Olimpíada de Paris, que inicia oficialmente dia 26 de julho, empreendedores têm buscado novas oportunidades de negócios e de divulgação de suas marcas. Isso pode ser visto especialmente em lojas do Circuito das Comprar que conseguem se associar de alguma maneira com o hype do momento.

Os Jogos Olímpicos deste ano são um dos eventos mais aguardados de 2024. Datas comemorativas e eventos esportivos sempre costumam atrair o grande público, influenciando as vendas no comércio nesse período. Como as competições só terminam em 11 de agosto, ainda há tempo para aproveitar o interesse da população no tema.

O gerente de relacionamento do Sebrae, Enio Pinto, lembra que é importante ter planejamento e fazer do momento da compra algo mais que o simples ato de escolher e pagar por algo que nos interessa. “Hoje, nós vivemos na Era da Experiência, então tudo que o cliente quer é adquirir o benefício/produto específico que ele for comprar, mas isso precisa se dar por meio de uma experiência memorável de compra”, destaca.

O especialista oferece algumas dicas para melhorar a experiência dos negócios durante o período da Olimpíada. Elas valem para todos os segmentos, desde que o empresário use da criatividade e técnicas simples de marketing:

Prepare o ambiente

Pense no ambiente de negócio, tanto presencial, quanto virtual, de tal maneira que a empresa fique caracterizada com a temática da Olimpíada. Isso, caso a atividade ou segmento empresarial tenha atuação direta com a temática.

Uma opção interessante é colocar a grade de produtos em degradê para que o cliente tenha uma visão agradável. Lembre de facilitar o toque junto às mercadorias, deixar um aroma próprio na loja tocar uma trilha sonora pertinente e agradável, além de bombonieres com quitutes, como jujubas e bala, para ele degustar enquanto circula no ambiente. Isso vai mexer com os cinco sentidos, tornando o ambiente festivo correlato à temática comemorativa.

Ofereça brindes temáticos

Os lojistas podem comprar em lojas especializadas brindes promocionais para distribuir e presentear o seu cliente no momento da interação. Inclua no mix de produto uma linha identificada com o evento esportivo. Por exemplo, se você vende roupas, pense em modelos que tenham o símbolo da Olimpíada ou as cores do Brasil.

Mentalidade de “ganha-ganha”

Um pensamento que deve nortear os negócios é o chamado “ganha-ganha”. Ou seja, ganha o empreendedor, pois vende bem, em qualidade e quantidade, e também ganha o cliente adquirindo um produto de valor com preços e condições especiais que o fazem decidir pela compra agora. Para isso dar certo, é fundamental que o lojista entenda que a retenção de novos clientes começa com uma primeira (e boa) experiência de comprar no seu estabelecimento.

Claro, só é possível fazer promoções de venda quando se compra bem do fornecedor. Então, é importante negociar com ele preços promocionais neste momento específico para ter condições de escalonar as vendas e repor em maior quantidade e qualidade os estoques adquiridos.

Investir na tecnologia

O lojista deve pensar sempre em como usar uma “casquinha tecnológica” para o empreendimento, ou seja, como você pode oferecer seu produto ou serviços na palma da mão do cliente. 

Especialistas já mostraram que, com a “uberização da economia”, todo mundo quer serviços acessíveis e rápidos. Então, se você tem algum produto que poderia ser comercializado durante o período do evento, sem que o cliente se desloque ao estabelecimento, use as redes sociais e aplicativos como WhatsApp ou Telegram para disponibilizar essa compra remota.

Valorize a transmissão dos jogos

Avalie a natureza do segmento de atuação do seu negócio e veja a possibilidade de fazer transmissão dos jogos dentro do seu estabelecimento. Convide o cliente para assistir aos jogos e ganhar benefícios no consumo.

Para gerar engajamento entre o público e o negócio, pode criar alguma promoção temporária durante os jogos, como um balão ou sorteios das disputas. Outra possibilidade é oferecer um desconto evolutivo à medida que o Brasil for avançando no quadro de medalhas. 

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