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Lojista, prepara-se para o Dia do Cliente

Boas ideias podem aumentar as vendas na data
Por APECC20 ago 2024
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Comemorado anualmente em 15 de setembro, o Dia do Cliente surgiu em 2003 como uma homenagem a quem faz a economia girar e razão de existir das lojas. Desde 2019, a celebração tem ganhado cada vez mais espaço e acabou impulsionada ainda mais com o estabelecimento da “Semana do Brasil”, cujo ponto alto é o 7 de setembro, Dia da Independência.

Por exemplo, em 2022, o período da semana do Dia do Cliente registrou um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce brasileiro, mostra um relatório da AlliN. O sucesso no comércio eletrônico fez com que muitas lojas físicas também anunciassem promoções especiais na data, atraindo o interesse do público.

Em alguns segmentos, o Dia do Cliente e a Semana do Brasil são uma oportunidade para verificar tendências e entender as estratégias que funcionam melhor nesse período de vendas baixas entre o Dia dos Pais e a Black Friday, datas importantes do comércio.

Eis cinco dicas para se preparar melhor:

1. Faça uma campanha de Dia do Cliente

Visando aumentar a visibilidade do seu estabelecimento no Dia do Cliente e na Semana do Brasil, é essencial planejar com antecedência suas ações de marketing.

É importante ter uma identidade visual para a sua campanha de Dia do Cliente e uma abordagem que valorize o consumidor.

Para isso, aposte em todos os canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos, além de uma vitrine caprichada e anúncios dentro da loja. Isso ampliará o alcance da sua marca.

2. Ofereça benefícios

Todo consumidor gosta de uma boa oferta. No Dia do Cliente, ofereça promoções e benefícios que mostrem ser uma data especial.

Boas opções são descontos progressivos, frete grátis, combos de produtos e cupons de desconto especiais.

Uma prática que costuma encantar os consumidores é oferecer brindes para os pedidos feitos na data. Podem ser pequenos mimos, como um chocolate, um caderno ou uma amostra grátis da loja. Solte a criatividade e pense no que os seus clientes vão gostar mais.

3. Aproveite a data para o lançamento de produtos

Que tal utilizar o Dia do Cliente para lançar novos produtos? Aproveite a visibilidade do seu e-commerce na data para divulgar as novidades da sua loja ou até mesmo criar um item de edição limitada para o evento.

Para conquistar os seus clientes mais fiéis, você ainda pode fazer um lançamento exclusivo para esse público, oferecendo-lhes um desconto especial para a compra do produto.

4. Prolongue o prazo das ofertas

As buscas por ofertas não aumentam somente no Dia do Cliente, mas durante todo o período da celebração. Logo, para potencializar ainda mais suas vendas, que tal estender a data para uma “Semana do Cliente”?

Uma boa opção é realizar ações promocionais a cada dia ou na semana anterior ao período, para manter os consumidores atentos aos canais da sua loja. Assim, você maximiza os resultados.

5. Procure oferecer atendimento personalizado

Como o objetivo é homenagear o cliente, é essencial que ele receba um atendimento personalizado para as suas necessidades.

Por isso, é recomendável verificar com antecedência todos os canais de atendimento, para identificar se estão funcionando corretamente. Os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Telegram e chat no site ou das redes sociais são excelentes opções para garantir que o comprador tenha um suporte ágil e humanizado.

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