• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

    30 jun 2025

    Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

    25 jun 2025

    Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

    24 jun 2025

    Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

    23 jun 2025

    Lojas de roupas, tecidos e calçados puxam a alta no comércio de São Paulo

    20 jun 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Fim de ano estimula aumento de vendas em vários setores

Período entre outubro e dezembro concentra datas que movimentam a economia de produtos e serviços
Por APECC17 dez 2024
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Fim de ano é sinônimo de presente e, para quem empreende, expectativa de muitas vendas. Após o recorde de faturamento da Black Friday 2024, de cerca de R$ 8 bilhões, as festas de fim de ano são oportunidades para novos negócios. Desde outubro, o comércio concentra eventos que alavancam as vendas no período.

“Temos o Halloween, depois a Black Friday, depois Natal e o Réveillon e, na sequência, as férias de janeiro. Isso tudo movimenta bastante a economia como um todo. Os pequenos negócios são bem impactados com essa movimentação. É o momento que o empreendedor tem para tirar o atraso de um ano eventualmente difícil em vendas”, explica Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto.

Alguns setores são mais impactados pelo período, como empresas que organizam festas, eventos e buffets. Além disso, os negócios que vendem linha de presentes e os supermercados são mais procurados no fim de ano. “As perspectivas são bem positivas e há muito otimismo do comércio em geral para que a gente faça boas vendas”, resume Enio.

Segundo o gerente, muitas pessoas optam por receber uma experiência, ao invés de um presente. Saltos de paraquedas, viagens rápidas, pequenas excursões, trilhas, dia no spa, são algumas alternativas para sair da rotina e que geram impacto em novos segmentos da economia.

Sucesso planejado

Para aproveitar esse momento, é muito importante um bom planejamento. Analisar o desempenho dos anos anteriores e do atual, avaliar o crescimento e os desafios do segmento são fundamentais. 

Para isso, é preciso ficar atento a quatro fatores: time, estoque, fidelização e capacitação. Confira as dicas do Enio Pinto para seu negócio:

Time treinado e motivado

“A gente estimula muito que o empreendedor faça uma questão de comissionamento evolutivo, à medida que o seu quadro de vendedores vá conquistando algumas metas. As comissões devem ser melhoradas para estimular a bater metas sequenciadas”, avalia.

Estoque negociado

“Não se iluda que você vai comprar caro e sem qualidade e vai vender barato com qualidade, isso não existe. Só vende bem quem compra bem. Então, é fundamental negociar preços, prontidão e qualidade com fornecedor, mas também tentar o parcelamento das suas compras e até compras em consignação”, ressalta.

Fidelização é conhecer o cliente

“Faça a gestão dos cadastros obtidos durante esse período de fim de ano. Depois, é só voltar a ativá-los, levando para o cliente produtos relevantes, de acordo com o histórico de compras. Então, se meu cliente habitualmente comprou uma linha de produto, eu vou acioná-lo no futuro sugerindo produtos convergentes e complementares”, indica.

Capacitação para todos

“É fundamental que você faça uma lapidação permanente de atitudes e comportamento, seu e do seu time. Busque um curso na linha comportamental do consumidor e, dentro do portfólio do Sebrae, o Empretec. Outra sugestão de capacitação é na linha de vendas pela internet. Eu sugiro que você faça o Up Digital, que pode acessado, inclusive, de maneira remota”, destaca.

As informações são da Agência Sebrae de Notícias

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

Lojas de roupas, tecidos e calçados puxam a alta no comércio de São Paulo

Associados APECC têm desconto no Garagem 55 Mooca

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

30 jun 2025

A Importância da APECC no Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas

27 jun 2025

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

25 jun 2025

Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

24 jun 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.