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Expectativas de aumento das vendas para o segundo semestre por cona de datas comemorativas

Por APECC29 jul 2025
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O primeiro semestre de 2025 foi bombástico para o varejo paulista, com um faturamento de R$ 360,2 bilhões — 8,7% maior que em 2024, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

As datas comemorativas podem ser um grande trunfo para manter as vendas aquecidas na segunda metade do ano. Seja com promoções, seja com conteúdos para redes sociais, seja com ações criativas, dá para turbinar o faturamento sem gastar fortunas.

Todo empreendedor deveria aproveitar as melhores oportunidades e se programar:

AGOSTO

Dia dos Pais

Esta é a primeira data do segundo semestre que deve movimentar o Comércio, embora com menor apelo em comparação com o Dia das Mães ou dos Namorados. Itens de vestuário, calçados e acessórios são os preferidos na hora de presentear, apesar de segmentos como eletrônicos e ferramentas também serem beneficiados.

Bebidas e games

O segmento de bares, restaurantes e adegas pode aproveitar o Dia Internacional da Cerveja (1º) para fazer ações promocionais. Já os setores de eletrônicos e jogos podem explorar o Dia Internacional do Gamer (29).

SETEMBRO

Semana do Brasil

Embora tenha perdido apelo nos últimos dois anos, é recomendável que o empresário avalie o potencial de vendas da Semana do Brasil, data associada à Independência. Vale ressaltar que o evento não fica restrito ao varejo e deve ser explorado pelo setor de Serviços — estética, beleza, turismo, cursos etc.

Dia do Cliente e início da primavera

No dia 15, celebra-se o Dia do Cliente, oportunidade para oferecer descontos e/ou brindes e fidelizar o público. Também é o mês que marca o início da primavera (22), que pode ser explorada pelo segmento de vestuário.

OUTUBRO

Dia das Crianças

Celebrado no dia 12, deve movimentar os segmentos de brinquedos, lojas de departamentos e roupa infantil. O setor de eletrônicos também pode aproveitar o maior interesse das crianças em tecnologia.

Halloween

No dia 31, acontece o Dia das Bruxas (Halloween), data que tem crescido bastante nos últimos anos graças à popularização de festas do gênero em condomínios, vai beneficiar o setor de fantasias e pode inspirar promoções temáticas.

Esquenta Black Friday

O Comércio também deve intensificar os preparativos para a Black Friday. Por isso, cabe uma avaliação do quadro de funcionários tanto em termos de desempenho quanto em número, já que, em outubro, inicia-se o período de contratação de temporários para o fim do ano.

Outubro Rosa

Dos pontos de vista da responsabilidade social e da preocupação com os clientes, campanhas que mencionem o Outubro Rosa, conscientizando sobre o câncer de mama, são bem-vindas.

NOVEMBRO

Black November

Neste ano, a Black Friday está marcada para o dia 28 de novembro — mas a dica é que o empresário explore a data ao longo de todo o mês para obter os melhores resultados. Campanhas do tipo “Black November” e ofertas antecipadas já na primeira quinzena do mês são bem-vindas. Atenção redobrada aos estoques, à qualidade no atendimento, aos canais de venda online e ao prazo de entrega. Lembrando que, na segunda quinzena, o consumidor está mais propenso a consumir em razão do décimo terceiro salário.

Novembro azul

Assim como em outubro, é possível obter ganhos institucionais com campanhas relacionadas ao Novembro Azul, conscientizando sobre o câncer de próstata.

DEZEMBRO

Foco nos eletrônicos

Neste ano, a Cyber Monday, derivada da Black Friday, acontecerá no dia 1º de dezembro. A data, que tem mais apelo para a venda de eletrônico, deve ser aproveitada com os estoques remanescentes do mês anterior.

Natal

Ainda que a Black Friday tenha ganhado espaço nos últimos anos com a antecipação de compras de Natal, o mês ainda é o mais importante em termos de vendas. Para se ter uma ideia, o faturamento das lojas de vestuário, tecidos e calçados em dezembro do ano passado foi mais de 45% superior ao de novembro. Com o alto movimento das lojas, inclusive com extensão de horário de funcionamento, a preocupação deve ser com a qualidade do atendimento tanto presencial quanto pelos canais online. É importante conversar com a equipe, informando acerca dos resultados individuais e coletivos, já vislumbrando a possível efetivação de funcionários temporários.

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