No Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão, a APECC realizou hoje (26) mais uma ação “é + Saúde para você”, em parceria com a Universidade Estácio de Sá. Foram atendidos cerca de 150 comerciantes e clientes do Mercado Municipal de São Paulo.
Luana Damascena, da Estácio, explica que participaram da ação alunos de Enfermagem e também do último ano de Nutrição. “Eles usaram aparelhos para medir a avaliação nutricional e depois fazem uma avaliação qualitativa. Também aferiram a pressão arterial”, diz. “Essa é uma oportunidade para as pessoas que foram atendidas de ver como está sua saúde”, completa.
O feirante Maurício Miranda, 24 anos, que trabalha no Mercadão participou da ação. Ele está ciente que precisa diminuir o peso. “Foi uma oportunidade muito boa. Mediram minha pressão e me deram dicas de alimentação. É um incentivo para cuidarmos da saúde”, disse.
Todos que foram atendidos receberam um folheto com dicas de saúde e um pacotinho contendo um mix de castanhas.
Enfermeira do Mercado Municipal, Fernanda de Moraes apoiou a iniciativa. “Muita gente que trabalha aqui é hipertensa. Como eles trabalham muito, às vezes não conseguem parar para ir ao médico. Parabenizo a APECC pela oportunidade de ajudar as pessoas a se cuidarem mais”, reforça.
Também conhecida como pressão alta, a hipertensão pode ser fatal. Embora não tenha uma cura conhecida, pode ser controlada com ações preventivas como controle do peso, a partir de hábitos alimentares saudáveis; praticar atividade física regular; além de evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas.