• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

    1 jul 2025

    Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

    30 jun 2025

    Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

    25 jun 2025

    Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

    24 jun 2025

    Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

    23 jun 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

APECC apoia ‘Janeiro Branco’ que visa expandir os cuidados com saúde mental

Por APECC11 jan 2021
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A APECC – Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras – apoia a campanha mundial “Janeiro Branco” que ressalta a necessidade dos cuidados com a saúde mental e emocional. Esta é a 8ª edição da campanha e tem o lema “Todo Cuidado Conta”. A ação deste ano busca promover um pacto pela saúde mental em meio à pandemia.

De acordo com recente estudo sobre a Covid-19, publicado na revista científica Psychiatry Research, a pandemia do novo coronavírus erodiu a saúde mental de milhões de indivíduos. Confinamentos, angústias financeiras, distanciamento físico e social, medo do contágio, preocupação com familiares e amigos, incerteza; a lista de obstáculos cotidianos não é curta. A pesquisa contou com a análise de dados de 55 estudos internacionais (mais de 190.000 participantes) entre janeiro e maio de 2020, sendo que grande parte desta informação provém da China.

Os especialistas canadenses concluíram que a crise sanitária aumentou em 24% a insônia, o transtorno por estresse pós-traumático alcançou 22% da população, a incidência da depressão se situou em 16% e a da ansiedade chegou a 15%. O artigo salienta ainda que o transtorno por estresse pós-traumático, a ansiedade e a depressão se tornaram, respectivamente, cinco, quatro e três vezes mais frequentes em comparação aos dados habitualmente relatados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o país é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo, com 9,3%.

A meta estabelecida é que o conhecimento sobre prevenção da depressão se popularize em 80% da população geral e 85% dos estudantes até 2022. A comissão de saúde chinesa também pediu medidas para atingir um aumento de 50% de pacientes com depressão que recebam ajuda médica profissional até 2022.  

Especialistas da Fiocruz Brasília, por meio do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad), reconstruíram a série histórica de gastos federais com a política de saúde mental (não publicados desde 2013), corrigindo os dados da inflação para reais de 2019. Foi observado que os gastos tiveram uma queda em 2016 e depois ficaram estáveis, sem crescimento: esses gastos foram de cerca de 2,6 bilhões de reais em 2019, um valor próximo ao registrado em 2009.

“Em todas as nações é necessário o comprometimento dos governantes para com as pessoas. Não há como ignorarmos dados. O país e o mundo sofrem com doenças mentais e o não investimento em ações de curto a longo prazo representa fechar os olhos para as necessidades latentes da sociedade”, afirma Ademir de Moraes, presidente da APPEC.

Uma curiosidade sobre a campanha é que a cor branca foi escolhida pelo fato de ser a junção de todas as cores, remetendo à ideia de que o indivíduo, para ter saúde mental, precisa estar em harmonia em todas as áreas de sua vida. Além da junção das cores, a branca é a cor sobre a qual podemos jogar outras cores e colorir à nossa maneira, remetendo à ideia de que é possível “pintar” a vida de diferentes formas. E também pelo fato de muitos indivíduos quererem começar uma história “em branco” no início do ano.

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

Lojas de roupas, tecidos e calçados puxam a alta no comércio de São Paulo

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

1 jul 2025

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

30 jun 2025

A Importância da APECC no Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas

27 jun 2025

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

25 jun 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.