Ninguém resiste a um doce. Seja no desjejum, seja para complementar a refeição ou simplesmente para acompanhar o café da tarde, uma sobremesa ativa os hormônios da felicidade e motiva pelo resto do dia. Algumas das docerias mais tradicionais e famosas de São Paulo ficam no Circuito das Compras. Aproveite o fim de semana para conhecer!
Quem passa pela Rua Três Rios no Bom Retiro com certeza já notou a Doceria Burikita. A fachada simples reserva quitutes europeus típicos em seu interior. O local foi inaugurado em 1970 pelos iugoslavos Avraham e Matilda Ben Avram. O casal produzia burikitas caseiras para amigos e familiares e decidiu compartilhar com o público – que bom! Hoje o doce é um dos mais procurados. Avraham Ben Avram contou sua história ao Museu da Pessoa:
Os tradicionais doces portugueses ganharam espaço no paladar brasileiro ao longo dos últimos anos. Entre as principais docerias que produzem os quitutes está a Casa Mathilde, que fica na Praça Antonio Prado, 76, próximo à Estação São Bento do Metrô. Quando visitar o local, não deixe de provar os suculentos pastéis de Belém feitos na hora!
O badalado bairro da Liberdade não poderia ficar de fora da lista. Duas docerias que são paradas obrigatórias para quem aprecia a gastronomia dos países do leste asiático ficam em lados opostos da mesma rua: a Padaria Itiriki produz os tradicionais melon pans e o pãozinho doce de feijão-azuqui; já a 89ºC Coffee traz versões modernas e “instagramáveis” dos quitutes.
A Leiteria Ita é famosa por seu pudim de leite de textura perfeita, regado abundantemente com calda de caramelo. Mas outro item clássico do seu menu chama atenção pelo toque de brasilidade: o manjar de banana. O quitute branquinho tem coco sem exageros e um boa dose de doce de banana para fechar com chave de ouro. O Ita fica na Rua do Boticário, 31, bem perto da Rua Santa Ifigênia.