A Comissão de Estudos para a Criação de um Plano de Cidade Inteligente (Smart City) para a cidade de São Paulo realizou sua primeira reunião ordinária nesta segunda-feira (6). O colegiado recebeu especialistas que falaram sobre conexões e como tornar a capital paulista uma cidade inteligente.
A interconexão digital de objetos traz um novo conceito sobre conexão – IOT (Internet of Things) sigla em inglês que traduzida significa Internet das Coisas, que conecta qualquer dispositivo físico à internet ou entre si. Para o arquiteto e urbanista Rodrigo Luco, esse conceito pode auxiliar a comunidade a resolver problemas do cotidiano com utilização de dados.
“Esses dados podem ser utilizados para beneficio da comunidade com desenvolvimento de aplicativo de software e auxilia na resolução de alguns problemas como mobilidade urbana, comércio, uma infinidade de alternativas e soluções que podem ser encontradas”, explica o arquiteto.
Ainda durante a reunião, os vereadores votaram requerimentos para convidar outros especialistas para debater o tema no próximo encontro. Ao final dos trabalhos, que devem durar aproximadamente 30 dias, a Comissão elaborará um projeto para viabilizar a implantação da Cidade Inteligente na capital paulista.
Participaram dos trabalhos os vereadores Cris Monteiro (NOVO), Daniel Annenberg (PSDB), Faria de Sá (PP), Fernando Holiday (NOVO), Marlon Luz (PATRIOTA), Rubinho Nunes (PSL), Sonaira Fernandes (REPUBLICANOS) e Thammy Miranda (PL).
Assista à reunião na íntegra:
* Com informações de Câmara Municipal de São Paulo.