Dezenas de pessoas se reúne todas as quintas‑feiras à noite, no Centro de São Paulo, para percorrer, a pé, parte da história da cidade. A “Caminhada Noturna”, organizada de forma voluntária por um comerciante da região, leva participantes por ruas e edifícios que muitos paulistanos veem apenas de passagem, geralmente enquanto dirigem seus automóveis ou deslocam-se por ônibus.
O objetivo é mostrar o patrimônio e a história do entorno em horário de pouca circulação, mostrando um Centro menos conhecido. Não há cobrança para participar da caminhada, que é guiada pelo empresário Carlos Beutel, dono do restaurante vegetariano Apfel. Idealizador do projeto, desde 2005 ele leva moradores da capital para visitar pontos históricos e emblemáticos da cidade, em trajetos com cerca de cindo quilômetros.
Os grupos reúnem entre 40 e 70 pessoas semanalmente. Muitas vezes, contam com o apoio de especialistas em áreas como arquitetura, urbanismo, história e artes plásticas, que ajudam a contextualizar os pontos visitados.
Segundo a organização da iniciativa, entre 45 mil e 50 mil pessoas participaram, em mais de 900 edições da Caminhada.
O ponto de encontro é na entrada principal da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, na rua Xavier de Toledo, toda quinta, sempre às 20:00. O idealizador do tour afirma manter um olhar positivo sobre a possibilidade de revitalização total da região, que vem recebendo investimentos nos últimos anos.
O horário noturno, que pode gerar desconfiança, se mostrou totalmente seguro. Mesmo assim, os participantes são orientados a chegarem e saírem em grupos, sem se afastar do trajeto principal.
Além de revelar edifícios históricos e traçar caminhos pouco explorados, o projeto ajudou participantes a conhecer de fato o patrimônio e a história da região.
As próximas edições da caminhada são divulgadas semanalmente nas redes sociais. Acompanhe pelo https://www.instagram.com/caminhadanoturnacentrosp/ ou mais informações pelo Whatsapp (11) 965157171








