O Carnaval impulsiona o comércio de fantasias, além do setor hoteleiro e de bares. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FecomercioSP, a festa na capital paulista movimentou R$ 720 milhões em 2019. A estimativa da federação para este ano é de que o número chegue a R$ 906 milhões, considerando comércio e serviços nos dias de festa. Para o varejo, a projeção é de alta de 5% nas vendas em fevereiro, com maior fomento de lojas de vestuário e dos supermercados, com altas, respectivas de 2,5% e 6%.
Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, o bom desempenho do comércio durante a folia na capital está associado ao grande número de blocos de rua registrados em 2020, que levou a cidade ao topo da lista de maior carnaval de rua do país. Esse é um marco para a cidade de São Paulo, que antes era uma exportadora de turistas para outras cidades e estados durante a época. De acordo com a prefeitura de São Paulo, a cidade terá neste ano 796 blocos em 861 desfiles, contra 464 blocos e 490 desfiles realizados em 2019. A expectativa é de que 15 milhões de pessoas curtam a festa nas ruas da capital.
Para quem ainda está em busca de fantasias e adereços para aproveitar a folia, a dica é visitar o Circuito das Compras! Nos bairros do Brás e do Bom Retiro é possível encontrar roupas dos mais diferentes estilos com preços atrativos. A Liberdade é o lugar ideal para procurar por fantasias temáticas e cosplays para se divertir nos blocos de rua. A região da Rua 25 de Março é tradicionalmente conhecida pela variedade de lojas que comercializam máscaras, perucas, maquiagem, confetes e serpentinas. Por fim, uma passada na Rua Santa Ifigência garante gadgets para smartphones, entre outros itens, para registrar todos os momentos da festa.