Desafios e Apoio Público
Entenda o que é “retrofit”
Termo faz referência a modificações realizadas em edificações dadas como antigas
Originado do inglês, o termo “retrofit” é definido como a ação de prover a uma maquinaria com novas peças ou partes que originalmente não estavam presentes quando o equipamento foi desenvolvido. No âmbito da construção civil e arquitetura urbana, a palavra passou a ganhar destaque nos últimos anos por ser aplicada à ideia de revitalizar edifícios dados como antigos.
Nesse contexto, “retrofit” vai além da ideia que temos sobre reformas, visto que ele se expande para modernizações e atualizações, como por exemplo, para atender novas normas de acessibilidade.O ato de “retrofitar” um imóvel se faz necessário quando se almeja preservar o imóvel, como ocorre com edifícios considerados patrimônios históricos. Esse processo viabiliza que áreas com potencial construtivo esgotado sejam reinventadas, tal como vem acontecendo com o Centro de São Paulo. Ele também viabiliza melhorias aplicadas, o que consequentemente gera valorização do imóvel. Desse modo, “retrofit” é um sinônimo de “requalificação”.
Atualmente, em São Paulo, a região central da cidade tem recebido diversas medidas e incentivos para que novos retrofits sejam realizados. Este processo é realizado em conjunto pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, SP Urbanismo e pela Casa Civil, que coordena o movimento #TodosPeloCentro, responsável por gerar ações de revitalização do Centro de São Paulo.