Pouco mais de um mês depois do fim das limitações do Plano São Paulo, o comércio varejista de São Paulo dá sinais de melhora. A retomada da economia no segundo semestre do ano tem relação direta com o avanço da vacinação e a melhora geral nos índices da pandemia.
Com isso, as pessoas voltaram a ir para a rua e, consequentemente, passaram a consumir mais. O clima é de otimismo, embora os protocolos sanitários necessitam ser mantidos, para o controle da contaminação.
Dados divulgados pela Associação Comercial de São Paulo mostram que as vendas do varejo aumentaram 14% na primeira quinzena de setembro, em comparação ao mesmo período do mês anterior, quando ainda havia restrições de horário e quantidade de público para a ocupação de estabelecimentos comerciais.
A vice-presidente da Associação Comercial, Roseli Garcia, disse em entrevista ao G1: “Nós estamos em processo de recuperação, ainda não chegamos nos números que estavam sendo apresentados lá em 2019, então, embora tenhamos apresentado crescimento desde o Dia das Mães. esse crescimento começou muito timidamente em maio e está se intensificando agora”. Ela está animada, mas cautelosa, pois “pra gente falar de uma recuperação, precisamos atingir os números de 2019 e ainda não estamos próximos desses números”.