Principal data comemorativa do ano para o varejo, o Natal geralmente é um período cheio de atrativos para o consumidor. Afinal, o costume é presentear a família e trocar “lembrancinhas” com colegas de trabalho e amigos.
O levantamento divulgado pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) em parceria com a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) calcula que 47 milhões de pessoas devem fazer compras para o Natal no estado de São Paulo. Com isso, devem movimentar pelo menos R$26 bilhões na economia local.
Segundo a pesquisa, os consumidores pretendem comprar pelo menos 4 presentes, com um ticket médio de R$ 132 cada, um total de RS 520,00. Os filhos são os mais lembrados na hora de presentear (62%), seguidos pelo(a) cônjuge (45%) e as mães (41%).
Outro dado que merece atenção é que cerca de 38 milhões de pessoas afirmam que irão presentear a si mesmas. Dentre eles, 65,4% são mulheres.
Ao serem questionados sobre quais presentes vão comprar, vestuário aparece em primeiro lugar (57%). Depois aparecem as opções calçado (38%), perfumes e cosméticos (36%), brinquedos (34%) e acessórios (21%).
O levantamento da FCDLESP mostra uma reversão na tendência dos últimos anos, pois 82% dos consumidores entrevistados dizem que farão as compras de Natal em lojas físicas. Esta é uma boa oportunidade para os varejistas investirem em divulgação e preços promocionais, para atraírem essa parcela da população.