Os comerciantes do circuito das compras (lojistas da 25 de Março, Bom Retiro, Brás, Liberdade e ruas Santa Efigênia e São Caetano) decidiram retomar as atividades somente na segunda-feira (19), apesar de o governo de São Paulo ter autorizado reabertura do comércio a partir deste domingo (18), em todo o estado. Pela decisão, os estabelecimentos comerciais, exceto os prestadores de serviços, têm autorização para ficar abertos das 11 horas às 19 horas, totalizando 8 horas por dia. A APECC está negociando período de funcionamento das 8 horas às 16 horas para o comércio do Circuito das Compras.
“A notícia é ótima, só falta conseguirmos mudar o horário de funcionamento. O comércio do circuito das compras recebe clientes de outras cidades, estados e até de outros países. Essas pessoas chegam muito cedo, por isso, estamos pedindo aos órgãos municipais a permissão para trabalharmos em horário diferente, mas respeitando as 8 horas permitidas”, explica o presidente da APECC, Ademir Antônio de Moraes.
A decisão de diminuir as restrições é justificada pelo governo do estado pela redução no número de internados em UTIs. Segundo a secretaria de Estado da Saúde, no dia 1º deste mês havia 13.120 pacientes com Covid-19 em leitos de tratamento intensivo. Após as restrições das últimas semanas o número caiu para 11.798, o que representa 85% de ocupação de UTIs em todo o estado.
Para serviços como salões de cabeleireiros, academias e restaurantes a reabertura está prevista para o próximo dia 24.