O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional emitiram uma norma que permite o sistema de Open Finance (Finanças Abertas) no Brasil. Na prática, as pequenas empresas podem ter acesso facilitado a soluções financeiras para alavancarem seus negócios.
Existem muitas vantagens oferecidas por esse novo sistema. A normativa autoriza instituições financeiras a compartilharem informações sobre serviços e clientes, mediante autorização prévia.
Essa troca facilitará buscar soluções financeiras personalizadas em várias instituições financeiras e não precisará cumprir todas as exigências comuns nos grandes bancos.
Entre as vantagens que o pequeno empreendedor pode conseguir com este sistema é a obtenção de produtos financeiros personalizados para sua empresa. Plataformas de investimentos, corretoras de seguros, fundos de pensão, previdências e outros serviços poderão trocar os dados entre si. Após analisarem o histórico de crédito, por exemplo, podem oferecer taxar mais baixas para empréstimos. Há outras vantagens como tarifas mais baixas, condições de pagamento melhores e muito mais.