O Dia das Crianças de 2023 deve movimentar R$ 5 bilhões a mais do que no ano passado. O volume de compras relativas à data ficará próxima de R$ 6,9bilhões no Estado de São Paulo, calcula a pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, SPC Brasil e Offerwise, em parceria com a FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo).
No segundo semestre do ano, o Dia das Crianças perde apenas para o Natal em volume de vendas.
O ticket médio desse ano deve girar em torno de R$ 340, com cada consumidor comprando na média de dois presentes. Um terço das pessoas entrevistadas disse que pretende gastar mais do que em 2022.
Especialistas veem que esses números geram boa expectativa para outras datas do final do ano, como Natal e Black Friday.
Lojas físicas ainda são preferência
Ainda segundo a pesquisa, o varejo físico desponta como a primeira escolha de opção de compra dos paulistas, com 81% de escolha.
Segundo Ademir Moraes, presidente da APECC, “o Circuito das Compras está preparado para receber todos os clientes que buscam presentes para esse Dia das Crianças”.
“O aumento no fluxo de pessoas nos últimos dias mostra que há um clima de otimismo no comércio. Sabemos da preferência pela loja física, pois a maioria dos consumidores leva a criança até a loja e deixa que ela escolha o presente que deseja. Nosso mix é imbatível, com certeza todas as famílias que vierem aqui sairão satisfeitas”, finaliza.
Conforme o levantamento da Offerwise, 49% dos entrevistados pretendem presentear os filhos, 39% os sobrinhos e 20% os afilhados. Questionados sobre quais seriam os presentes; calçados e roupas são a primeira opção de compra (44%). Em seguida ficam os brinquedos. Bonecas ou bonecos são a opção de 42%; jogos de tabuleiro foram mencionados por 26% e os carrinhos e similares, com 22%.