• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Associado APECC tem desconto na escolinha de futebol do Ibrachina Futebol Clube

    13 jun 2025

    Alerta de Golpe: Cuidado com mensagens sobre cancelamento de CNPJ para MEIs

    10 jun 2025

    Conheça melhor a Rua das Noivas, parte do Circuito das Compras

    6 jun 2025

    No Dia do Meio Ambiente, conheça iniciativas sustentáveis em São Paulo

    5 jun 2025

    Conheça alguns dos benefícios pouco divulgados de ser MEI

    2 jun 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Cuide do seu estoque: estudo alerta sobre como falta do produto desejado prejudica varejistas

Média macional de "ruptura" no varejo é em torno de 10%
Por APECC21 ago 2024
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

Com a grande diversidade de opções de compras no físico e no online, os consumidores se mostram cada vez menos propensos a esperar, caso não encontrem o que precisam numa loja.

O termo técnico para a chamada “ruptura”, que indica a ausência dos artigos nas prateleiras, tende a resultar na desistência da compra e, consequentemente, a perda de um cliente.

O problema merece atenção. Um estudo recente da Nielsen mostrou que 32% dos consumidores afirmam buscar outra loja, de um concorrente, ao não encontrarem o produto que desejam no primeiro estabelecimento.

Conforme explica Carlos Wayand, CEO da Mob2Con, conhecida plataforma que mede eficiência operacional do varejo, esse é um dos problemas mais sérios do momento, impactando diretamente a experiência do consumidor. Isso pode interferir no faturamento das lojas que mostraram ter problemas com a reposição de estoque ou não estarem atentas às novidades do mercado.

“Estamos falando de algo que não só afasta o público, como também danifica a imagem da marca, expondo falhas que são vistas como falta de capacidade de atender às necessidades básicas dos consumidores”, reforça Wayand.

Para a Mob2con existem três tipos de “ruptura”: comercial, operacional e administrativa. A primeira surge quando existem problemas na negociação com fornecedores, resultando na falta de produtos. A operacional é quando há produto no estoque, porém houve falhas na reposição no período adequado.

Já a administrativa é causada por problemas na gestão interna de estoque, quando o sistema da loja identifica que o produto está em estoque, mas de fato ele não existe.

A avaliação da Mob2con é que os varejistas precisam fazer uma minuciosa análise para identificar a melhor solução. Apesar das inúmeras possibilidades, Wayand destaca que algumas delas são mais frequentes e repetitivas.

Ainda segundo o levantamento da Nielsen, a média global de ruptura no varejo é de 8,3%. No Brasil, esse número é em torno de 10%. Fica claro que a ruptura gera um grande prejuízo ao varejo, podendo diminuir as vendas de uma loja entre 5% e 10% e ter impacto no faturamento.

“A falta da reposição seja pela mão de obra supermercadista ou a do promotor de venda são algumas das origens mais comuns”.

Conforme os especialistas, uma gestão eficaz do estoque e preparo dos funcionários para oferecer alternativas ao cliente do são armas fundamentais.

Nesse sentido, a tecnologia desempenha um papel fundamental nesta atuação estratégica. Estudos mostram que as empresas que investem em tecnologia para controle de estoque conseguem minimizar as perdas causadas pela “ruptura” e garantem que os produtos estejam sempre expostos para os consumidores e aumentem a competitividade da loja.

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Associado APECC tem desconto na escolinha de futebol do Ibrachina Futebol Clube

Alerta de Golpe: Cuidado com mensagens sobre cancelamento de CNPJ para MEIs

Conheça melhor a Rua das Noivas, parte do Circuito das Compras

No Dia do Meio Ambiente, conheça iniciativas sustentáveis em São Paulo

Conheça alguns dos benefícios pouco divulgados de ser MEI

Associados da APECC têm desconto no Ibrachina Arena

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Associado APECC tem desconto na escolinha de futebol do Ibrachina Futebol Clube

13 jun 2025

Alerta de Golpe: Cuidado com mensagens sobre cancelamento de CNPJ para MEIs

10 jun 2025

Conheça melhor a Rua das Noivas, parte do Circuito das Compras

6 jun 2025

No Dia do Meio Ambiente, conheça iniciativas sustentáveis em São Paulo

5 jun 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.