• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Pousada Igaratá oferece 30% de desconto para associados da APECC

    10 jul 2025

    Centro de São Paulo se reinventa e Retrofit abre portas para novas oportunidades, aquecendo a economia local

    8 jul 2025

    Iniciou a Operação Baixas Temperaturas em São Paulo

    4 jul 2025

    Marina Aquarium oferece vantagens para associados APECC

    3 jul 2025

    Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

    1 jul 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Cuide do seu estoque: estudo alerta sobre como falta do produto desejado prejudica varejistas

Média macional de "ruptura" no varejo é em torno de 10%
Por APECC21 ago 2024
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

Com a grande diversidade de opções de compras no físico e no online, os consumidores se mostram cada vez menos propensos a esperar, caso não encontrem o que precisam numa loja.

O termo técnico para a chamada “ruptura”, que indica a ausência dos artigos nas prateleiras, tende a resultar na desistência da compra e, consequentemente, a perda de um cliente.

O problema merece atenção. Um estudo recente da Nielsen mostrou que 32% dos consumidores afirmam buscar outra loja, de um concorrente, ao não encontrarem o produto que desejam no primeiro estabelecimento.

Conforme explica Carlos Wayand, CEO da Mob2Con, conhecida plataforma que mede eficiência operacional do varejo, esse é um dos problemas mais sérios do momento, impactando diretamente a experiência do consumidor. Isso pode interferir no faturamento das lojas que mostraram ter problemas com a reposição de estoque ou não estarem atentas às novidades do mercado.

“Estamos falando de algo que não só afasta o público, como também danifica a imagem da marca, expondo falhas que são vistas como falta de capacidade de atender às necessidades básicas dos consumidores”, reforça Wayand.

Para a Mob2con existem três tipos de “ruptura”: comercial, operacional e administrativa. A primeira surge quando existem problemas na negociação com fornecedores, resultando na falta de produtos. A operacional é quando há produto no estoque, porém houve falhas na reposição no período adequado.

Já a administrativa é causada por problemas na gestão interna de estoque, quando o sistema da loja identifica que o produto está em estoque, mas de fato ele não existe.

A avaliação da Mob2con é que os varejistas precisam fazer uma minuciosa análise para identificar a melhor solução. Apesar das inúmeras possibilidades, Wayand destaca que algumas delas são mais frequentes e repetitivas.

Ainda segundo o levantamento da Nielsen, a média global de ruptura no varejo é de 8,3%. No Brasil, esse número é em torno de 10%. Fica claro que a ruptura gera um grande prejuízo ao varejo, podendo diminuir as vendas de uma loja entre 5% e 10% e ter impacto no faturamento.

“A falta da reposição seja pela mão de obra supermercadista ou a do promotor de venda são algumas das origens mais comuns”.

Conforme os especialistas, uma gestão eficaz do estoque e preparo dos funcionários para oferecer alternativas ao cliente do são armas fundamentais.

Nesse sentido, a tecnologia desempenha um papel fundamental nesta atuação estratégica. Estudos mostram que as empresas que investem em tecnologia para controle de estoque conseguem minimizar as perdas causadas pela “ruptura” e garantem que os produtos estejam sempre expostos para os consumidores e aumentem a competitividade da loja.

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Pousada Igaratá oferece 30% de desconto para associados da APECC

Centro de São Paulo se reinventa e Retrofit abre portas para novas oportunidades, aquecendo a economia local

Iniciou a Operação Baixas Temperaturas em São Paulo

Marina Aquarium oferece vantagens para associados APECC

Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Pousada Igaratá oferece 30% de desconto para associados da APECC

10 jul 2025

Centro de São Paulo se reinventa e Retrofit abre portas para novas oportunidades, aquecendo a economia local

8 jul 2025

ACSP promove a “Semana do Comerciante”

7 jul 2025

Iniciou a Operação Baixas Temperaturas em São Paulo

4 jul 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.