O Dia da Limpeza Urbana é celebrado mundialmente em 27 de agosto. A data tem dois objetivos: conscientizar sobre a importância sanitária e social, além de incentivar a população a manter as cidades limpas.
Na capital de São Paulo, a operação de limpeza urbana do serviço público engloba aproximadamente 7.800 quilômetros de vias. Diariamente são coletadas cerca de 20 mil toneladas de resíduos. O destino desse material é um dos temas mais prementes do momento.
A APECC é parceira em um programa-piloto de revitalização do centro de São Paulo, com foco na sustentabilidade. A associação tem grande preocupação com a sustentabilidade, promovendo o plano global da ONU conhecido como Agenda 2030, que possui 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles visam apresentar soluções aos principais desafios globais, incluindo o cuidado do meio ambiente. O ODS 11, por exemplo, é focado em comunidades e cidades sustentáveis.
Smart cities e o lixo urbano
O uso da tecnologia de smart cities (cidades inteligentes) possibilita uma melhor gestão de lixo. Portanto, a preservação do meio ambiente é essencial para que uma cidade seja considerada uma cidade inteligente, pois seu desenvolvimento auxilia na gestão dos recursos naturais e na preservação do meio-ambiente.
A APECC, em parceria com o Ibrachina, promove diversas ações para utilização de tecnologias de smart cities para manejo de resíduos sólidos. Entre elas, eventos para debater o tema – como o Smart City Session – sendo signatária da “Carta 22@ de Barcelona”, um compromisso para a utilização da tecnologia e da inovação aplicadas às cidades inteligentes para construção de “um Brasil mais humano, justo e sustentável”.
Outra ação importante são os desafios de tecnologia Ibrachina Challenge by Igloo Network, que incentiva startups a apresentarem soluções para lidar com o lixo. Uma das edições foi focada em soluções sustentáveis. Na ocasião, a Bnpetro esteve entre as premiadas. Ela trabalha a transformação de resíduos sólidos em combustível de forma sustentável. Seu projeto pode ser aplicado nos inúmeros aterros sanitários espalhados pelo país.