Pelo menos 46% da população brasileira sonha em empreender, segundo relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) do Sebrae, que acompanhando o crescimento do empreendedorismo no país nos últimos.
Ganhar mais, ter liberdade de horários, mais tempo com a família, realização profissional, entre outros motivos impulsionam o brasileiro a abrir seus próprios negócios.
As questões burocráticas necessárias para empreender no país foram facilitadas, acelerando o processo de abertura de um negócio novo. Porém, o operacional exige planejamento para que a empresa tenha relevância no mercado e alcance o sucesso.
Não existe “fórmula mágica”, mas alguns passos devem ser dados para que os resultados venham. Um dos principais é alinhar seus planos de negócios com seus objetivos e recursos pessoais.
Também é necessário identificar as necessidades do mercado que seu empreendimento possa suprir. Isso irá atrair clientes e manter sua empresa lucrativa.
A seguir, dicas que podem ajudar a estruturar melhor a parte operacional da empresa:
1. Construa parcerias
É possível ser um empreendedor individual, mas ter uma rede de parceiros é o que fará o seu negócio ser bem sucedido. Fornecedores, colaboradores, prestadores de serviços e outros são importantes para agregar valor ao seu produto.
2. Tenha uma equipe engajada
Funcionários que se sentem inseridos na empresa produzem melhor. Dessa forma, o cliente terá uma experiência diferente ao ser atendido na loja.
O time precisa estar alinhado aos valores e missões da empresa, impulsionando o negócio ao atrair e fidelizar mais pessoas.
3. Mantenha-se atualizado
O mercado sofre mudanças e para ter sucesso como empreendedor é preciso acompanhar as transformações que estão acontecendo na sua área de atuação.
O processo de capacitação é importante não apenas para o empreendedor, mas para todos os que trabalham com você.
4. Controle as finanças
Fluxo de caixa, estoque, controle de contas a pagar e a receber são alguns pontos que merecem a sua atenção. Um número significativo de empresas falem no Brasil por questões financeiras.
5. Invista no marketing digital
Uma boa estratégia de vendas através da internet é importante para um mundo cada vez mais conectado. Ter uma loja virtual e presença nas principais redes sociais é praticamente obrigatório atualmente, além de ser a forma mais econômica de promover o seu negócio.