• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Associados da APECC têm descontos na Universidade Mackenzie

    16 maio 2025

    APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

    13 maio 2025

    Curso gratuito ajuda a transformar sua ideia em um negócio de sucesso

    12 maio 2025

    Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

    10 maio 2025

    Associado da APECC tem desconto na Universidade Estácio de Sá

    9 maio 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Direitos do consumidor durante a pandemia

Por APECC17 set 2020
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O Código de Defesa do Consumidor é considerado uma das legislações mais avançadas do mundo e completou 30 anos no dia 11 de setembro de 2020. Do ponto de vista da proteção do cliente, existem inúmeros e indiscutíveis benefícios, que não caberiam em um artigo. Entretanto, com a chegada do coronavírus ao Brasil, as relações de consumo sofreram um impacto causado pela necessidade de uma vida social restrita e cheia de cuidados. Afinal, onde e como buscar os direitos do consumidor durante uma pandemia?

O que nem todos sabem é que o consumidor não é obrigado a aceitar as alterações impostas pelo prestador do serviço, sendo seu direito suspender ou rescindir o contrato conforme o caso. Antes de discutir tópicos específicos, é importante esclarecer o seguinte: todo modelo de negócio possui regras específicas a serem aplicadas.

 

Como resolver os problemas do consumidor na pandemia?

 

Comunicação
O primeiro passo para que os clientes exijam seus direitos de consumidor é buscar canais de comunicação dos fabricantes / fornecedores para informá-los de suas reclamações e demandar soluções.

 

Reembolso de crédito ou disponibilidade
O cliente pode solicitar o reembolso do valor pago pelo produto ou serviço, ou, se preferir e não precisar, pode ficar com a linha de crédito para utilizar quando quiser.

 

Flexibilidade de troca
Geralmente, a Lei de Proteção ao Consumidor prevê serviço de 30 dias e troca de produtos não duráveis ​​e serviço de 90 dias e troca de produtos duráveis. Porém, devido à pandemia Covid-19, alguns estados decretaram uma lei que suspende os prazos de garantia, trocas, devoluções ou reembolso de produtos ou serviços pagos antes e durante a pandemia.

 

Formalize as negociações
Trocas de e-mail, gravações telefônicas e até mesmo conversas no WhatsApp podem ser usadas para formalizar compras e negociações. É importante registrar tudo.

 

Vale lembrar que a pandemia atinge a todos. A reconciliação ainda é a melhor forma de resolução de conflitos, principalmente nas emergências cotidianas atuais, exigindo que todos aprofundem o entendimento e o diálogo. Obviamente, se a mediação for mal sucedida, a autoridade judiciária pode ser requerida. No entanto, é importante lembrar que tanto os prestadores de serviços quanto os consumidores estão sofrendo ou sofrerão com esta crise socioeconômica. Portanto, para preservar ao máximo a relação de consumo existente, estar disposto a dialogar e negociar com mais segurança é o ideal.

Assista o webinar completo sobre consumo no pós-pandemia com o Consultor Jurídico da APECC, Dr. Armando Rovai, e entenda melhor os pormenores deste momento atual:

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Associados da APECC têm descontos na Universidade Mackenzie

APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

Curso gratuito ajuda a transformar sua ideia em um negócio de sucesso

Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

Associado da APECC tem desconto na Universidade Estácio de Sá

No Dia Nacional do Turismo, conheça o Circuito das Compras, maior atração do turismo de compras de São Paulo

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Associados da APECC têm descontos na Universidade Mackenzie

16 maio 2025

APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

13 maio 2025

Curso gratuito ajuda a transformar sua ideia em um negócio de sucesso

12 maio 2025

Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

10 maio 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.