• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Associados da APECC têm descontos na Universidade Mackenzie

    16 maio 2025

    APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

    13 maio 2025

    Curso gratuito ajuda a transformar sua ideia em um negócio de sucesso

    12 maio 2025

    Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

    10 maio 2025

    Associado da APECC tem desconto na Universidade Estácio de Sá

    9 maio 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Empreendedorismo feminino na pandemia

Por APECC17 nov 2020
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

As empreendedoras estão entre as mais afetadas pela pandemia em 2020, mas foram as que melhor atuaram para se restabelecer dentro do chamado novo normal. De acordo com algumas estimativas, cerca de 52% das empreendedoras tiveram que fechar suas empresas, seja temporariamente ou mesmo de vez, porém, 69% delas já vendiam ou passaram usar estes canais com a chegada da crise sanitária.

Apesar de saírem na frente na hora de fazer vendas online e marketing digital, as mulheres não se beneficiam dessas ferramentas digitais para gerir seus negócios.  Segundo pesquisa do Sebrae em parceria com a FGV, 68% dos homens já utilizam esse tipo de ferramenta, enquanto, entre elas, o percentual é de somente 32%. 

Segundo a coordenadora nacional de empreendedorismo feminino do SEBRAE, Renata Malheiros, o faturamento de empresas abertas por mulheres continua menor que o de homens. A carga horária é citada como um dos principais motivos para esse quadro, especialmente durante a pandemia: por acumularem as tarefas do lar junto com a vida profissional, as mulheres dedicam cerca de 18% de horas a menos a seus negócios. Outro motivo apontado é a área de atuação. Os dados apresentam que o empreendedorismo feminino geralmente ocorre nos setores de alimentação, moda e beleza, por causa de crenças limitantes à presença feminina em áreas como tecnologia, ciência e exatas.

“Eu vejo que há uma questão cultural aí. Muitas mulheres empreendedoras dizem que preferem deixar a parte da gestão para o marido, ou para o contador. Mesmo estando muito familiarizadas com as mídias digitais e indo bem nas vendas online, elas não buscam ferramentas digitais para gerir seus negócios”, disse Renata. “No Brasil, muitas mulheres são levadas ao empreendedorismo depois da maternidade, criando negócios que são feitos em casa, como marmitas, doces ou costura. Pode parecer uma boa solução porque facilita a vida delas. Mas por outro lado, quando o trabalho é em casa e ele se mistura com as demandas domésticas que recaem sobre a mulher, não dá para gerenciar bem a vida profissional”, ressalva.

Para fortalecer o empreendedorismo feminino, o Sebrae/SP lançou o Movimento Sebrae Delas SP. O foco é apoiar essas mulheres que desejam ter um negócio próprio, ajudando a despertar o autoconhecimento, aumentar a rede de contatos e melhorar a competitividade, além de auxiliar no acesso a mercado e acesso ao crédito orientado. O programa atende quatro pilares: inspiração, capacitação, impacto e mentoria. Ao todo são 13h de capacitações online e mais 2h de mentoria agendada.

 

Empreendedorismo feminino tem crescimento tímido 

A participação das mulheres na liderança de negócios cresce pouco por causa das muitas barreiras e desafios. De acordo com levantamentos do Sebrae, entre 2017 e 2018, a proporção de mulheres Donas de Negócio que são “chefes de domicílio” passou de 38% para 45%. 

Em 2019, com base em dados do IBGE, as 9,3 milhões de mulheres que estavam à frente de um negócio, seja como Empregadora ou Conta Própria, somavam 34% de todos os donos de negócios formais ou informais, no Brasil. As análises mostram ainda que elas são mais jovens e têm escolaridade 16% maior que a dos homens. Ainda assim, elas continuam ganhando 22% a menos que eles. 

 

Fonte: SEBRAE e CNN Brasil
Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Associados da APECC têm descontos na Universidade Mackenzie

APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

Curso gratuito ajuda a transformar sua ideia em um negócio de sucesso

Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

Associado da APECC tem desconto na Universidade Estácio de Sá

No Dia Nacional do Turismo, conheça o Circuito das Compras, maior atração do turismo de compras de São Paulo

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Associados da APECC têm descontos na Universidade Mackenzie

16 maio 2025

APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

13 maio 2025

Curso gratuito ajuda a transformar sua ideia em um negócio de sucesso

12 maio 2025

Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

10 maio 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.