Hoje (21) é aniversário da Rua Santa Ifigênia, um dos endereços mais conhecidos do Centro da capital paulista, sendo famosa por ter dezenas de lojas de produtos de informática. Ela faz parte do Circuito das Compras de São Paulo.
A Santa Ifigênia começa Avenida Cásper Líbero e em 800 metros cruzamos vários pontos importantes como a Avenida Ipiranga, Rua dos Timbiras, Rua Aurora, Rua Vitória, Rua dos Gusmões, até chegar na Avenida Duque de Caxias.
A história deste logradouro teve início em 1810, com várias casas e casarões sendo construídos para abrigar personalidades e a elite paulistana.
Com o crescimento do comércio na região, as casas começaram a ser transformadas em lojas. Primeiramente, foram as lojas de tecido que se multiplicaram pela rua.
Em alguns anos, os teatros começaram a fazer sucesso e vários deles se instalaram naquela região. Logo depois, as distribuidoras de filmes, como a Universal Filmes e a Agência Central Cinematográfica, começaram a atuar por ali por conta da proximidade com a estação ferroviária que permitia a distribuição mais rápida do material.
Mas as mudanças sociais afastaram a elite paulistana do centro e na década de 1930 a região começou a se transformar em um espaço de comércio popular.
Atualmente a Rua Santa Ifigênia é o principal centro de comércio de produtos eletrônicos de São Paulo.
Em toda a extensão, que fica entre o Viaduto Santa Ifigênia e a Rua Duque de Caxias, há centenas de lojas e pequenas galerias que comercializam diversos tipos de produtos eletroeletrônicos, como: computadores, video games, celulares, equipamentos de som, luzes e instrumentos musicais.
É possível conseguir muitos descontos nestes produtos, pois na Santa Ifigênia os vendedores negociam os preços da melhor forma possível para os clientes, portanto, é válido pechinchar antes de concluir alguma compra. Alguns itens chegam a ser vendidos com até 30% a menos do valor original.