Em 27 de agosto é lembrado o dia da limpeza urbana, atividade indispensável a toda população. A limpeza e conservação de uma cidade tão grande e populosa como São Paulo é complexa, pois envolve muitos aspectos.
Na capital, a operação de limpeza urbana cobre aproximadamente 7.800 quilômetros de vias. Diariamente são coletadas cerca de 20 mil toneladas de resíduos. Deste total, aproximadamente 8 mil são de resíduos de zeladoria.
É de responsabilidade do governo a instalação de lixeiras, varrição de todas as vias, retirada de entulhos, desobstrução de bueiros, pintura de guias, lavagem de monumentos, etc. Porém, a conservação é algo em que a população deve fazer a sua parte. A APECC, que representa a iniciativa privada, tem realizado várias ações para melhorar as condições de zeladoria na região do Circuito das Compras.
A APECC é parceira em um programa-piloto de revitalização do centro de São Paulo, com foco na sustentabilidade. A Associação entende que essa melhoria pode ser alcançada com o uso de tecnologias para smart cities – cidades inteligentes. Nesse sentido, a APECC é parceira do projeto de melhorias no entorno do Mercado Municipal, que está sendo executado pelo Ibrachina Smart City Council, pela Escola da Cidade e a prefeitura de São Paulo.
Conforme explica Ademir Moraes, presidente da APECC, “temos um compromisso de melhorar sempre o ambiente para as pessoas que passam pelo Circuito das Compras todos os dias. Sempre buscamos soluções junto às autoridades. Também damos todo apoio para os projetos de melhorias já existentes e fazemos a nossa parte, pois adotamos 5 áreas no centro histórico, que incluem canteiros da Avenida Senador Queiros e uma praça”.
Participando do programa “Adote Uma Praça”, a APECC responsabiliza-se pela limpeza e manutenção da Praça Alfredo Issa. O projeto será estendido para outras regiões de São Paulo em breve.