Proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2017, o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) é celebrado anualmente em 27 de junho. O objetivo é evidenciar a importância dos pequenos negócios nas economias locais e global.
O Conselho Internacional para Pequenas Empresas estima que estas organizações, formais e informais, representam mais de 90% de todas as empresas do planeta. Também são responsáveis, em média, por 60% a 70% do total dos empregos e por 50% do Produto Interno Bruto (PIB).
Segundo a ONU, as empresas desse porte, empregando até 250 pessoas, “são vitais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular na promoção de inovação, criatividade e trabalho decente para todos”. Elas são um elemento importante na implementação da Agenda 2030, de maneira especial o ODS 8, que fala de trabalho decente e crescimento econômico, e do ODS 9, sobre indústria, inovação e infraestrutura.
Nesse sentido, a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APEC), que também está comprometida com a implementação da Agenda 2030, vem trabalhando para o fortalecimento das MPME.
Ademir Antonio de Moraes, diretor presidente da APECC, lembra que “por intermédio da Associação, são realizadas parcerias, cursos, capacitações e prestado apoio para que os empreendedores estabelecidos na região do Circuito das Compras possam desenvolver plenamente seu potencial”. Ele afirma ainda que “essa é uma data importante para ser lembrada, uma vez que vivemos um momento de retomada da economia nacional após dois anos muito difíceis por causa da pandemia. Por isso parabenizo, em nome da Associação, a todos os empreendedores da região do Circuito das Compras de São Paulo”.