A Prefeitura de São Paulo deu início a Operação Baixas Temperaturas, para proteger as pessoas mais vulneráveis nas noites mais frias, oferecendo atendimento nas dez tendas instaladas em locais estratégicos da capital. Além disso, equipes de abordagem ativa vão percorrer a cidade em busca de pessoas em situação de rua para oferecer encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial da cidade, que terão reforço de 1000 vagas extras.
As tendas da Operação Baixas Temperaturas (OBT) são acionadas quando a temperatura atinge 13 °C. As tendas funcionam das 18h à 0h e oferecem alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além de cobertores. Orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) atuam nas tendas, oferecendo acolhimento na rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo, a maior da América Latina, com mais de 26 mil vagas distribuídas em 380 serviços, como hotéis sociais, centros de acolhida e Vilas Reencontro. Durante o período da operação, também será oferecido atendimento em quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), com pernoite, banho e refeições.
No centro, as tendas estão na Praça da República e na Praça Marechal Deodoro, funcionando das 18:00 à meia-noite.
Se souber de alguém precisando, faça uma denúncia anônima pelo telefone 156, disponível 24 horas. Informe o local e características para que o atendimento seja rápido e eficiente.