Criada em 2005 nos Estados Unidos como uma “extensão” da Black Friday, a Cyber Monday é realizada na segunda-feira posterior à grande data promocional de novembro.
Como o nome indica, a Cyber Monday é focada em produtos cibernéticos, um sinônimo para computadores e acessórios, mas que passou a englobar também smartphones e eletrônicos em geral. No Brasil, grandes varejistas passaram a promover esse dia a partir de 2012. Muitas lojas menores também aderiram, a maioria delas especializadas em informática.
No Circuito das Compras, a rua Santa Ifigênia desponta como local preferido dos consumidores em busca desse tipo de produto, seja para presentear ou para consumo próprio.
Este ano a Cyber Monday ocorre dia 27 de novembro. Muitas lojas estão aproveitando para oferecer descontos durante quatro dias consecutivos: iniciando com a Black Friday e terminando na segunda-feira, por identificarem um otimismo no mercado.
A Cia PC Informática (Rua Santa Ifigênia, 185, loja 11B), é uma das lojas que notou um aumento na procura por eletrônicos. O vendedor Andrew Zamora diz que “o movimento aumentou cerca de 30%. Porém, muita gente está pesquisando preços ainda”.
A loja fará a Cyber Monday com alguns produtos de preço rebaixado, visando atrair o público. Uma das suas estratégias é a venda pelo WhatsApp, onde o cliente realiza todo o processo e passa na loja posteriormente para pegar a mercadoria.
Na mesma região, a Kaikora Informática (Rua dos Andradas, 322), também viu um aumento significativo no número de clientes em busca de computadores, em especial para os computadores gamer. “Esse é um mercado aquecido”, explica Mateus Henrique, gerente da loja.
Ele acredita que este ano, a Cyber Monday será entre 15 e 20% melhor que no ano passado. “As pessoas já estão recebendo parte do 13º e muitos usam o dinheiro para compras nessa época”, pontua.
Para o presidente da APECC, Ademir Moraes, a Cyber Monday veio para agregar. “O brasileiro gosta muito de produtos eletrônicos. Nos últimos anos, essa data tem crescido no gosto popular. Estamos otimistas que as vendas irão seguir a tendência de alta. O Circuito das Compras está preparado, as lojas renovaram os estoques e devem fazer muitas promoções“, encerra.
Pesquisa mostra aumento no interesse pela data
Uma pesquisa da Ecglobal, divulgada pela Folha de São Paulo, indica que três em cada dez consumidores vão comprar na Cyber Monday pela primeira vez.
A amostragem aponta que 67% dos entrevistados têm a intenção participar do dia promocional, sendo que 39% deles já tinham adquiridos itens em uma Cyber Monday anterior.
O gasto planejado fica entre R$ 500 e R$ 1.000. Entre os produtos mais desejados estão smartphones, aparelhos de ar-condicionado, TV, geladeira e notebook.