A Páscoa é geralmente associada à venda de chocolates, mas praticamente qualquer lojista pode se beneficiar do aumento da procura por presentes nessa época. Em 2024 a Páscoa cairá em 31 de março e muitos estabelecimentos já começaram a ser decorados para lembrar a data.
Segundo a APECC, a expectativa é um aumento de 5% nas vendas esse ano. Conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o desempenho das vendas na Páscoa de 2023 foi o melhor dos últimos 5 anos. A tendência é continuar em alta, por causa da estabilidade da economia.
Ademir Moraes, presidente da APPEC, destaca que, por ocasião da Páscoa, “além dos tradicionais chocolates, o Circuito das Compras vai ofertar um mix de produtos com preços especiais”. Diz ainda que “a APPEC deseja uma feliz Páscoa a todos os clientes e lojistas”.
Dicas para vender mais
Quem não trabalha com gêneros alimentícios precisa usar a criatividade para ter um diferencial de atuação nessa data.
A seguir, veja algumas dicas rápidas que podem ajudar comerciantes a atrair o público e, consequentemente, fazer mais negócios.
Conheça os hábitos de compra
Estudar os hábitos de compra de sua clientela é algo que deve fazer parte do planejamento para o ano inteiro. Quem conhece bem seu público-alvo sabe como aproveitar ao máximo as datas comemorativas como a Páscoa.
Um dos elementos mais básicos é identificar as faixas etárias, os gêneros e os hábitos de consumo de quem busca sua loja. Verificar o que vendeu bem e o que não vendeu nessa mesma época em anos anteriores também é parte desse estudo.
Levando isso em consideração, aposte em produtos com boa saída ou em novos lançamentos na mesma categoria. Por exemplo, uma loja de bijuterias pode apresentar coleções com peças que estejam relacionados à Páscoa, como anéis, colares ou brincos com figuras de coelhos.
Faça promoções
Embora possa parecer algo “batido”, fazer promoções levando em consideração o que seu público está buscando, é sinônimo de sucesso. Ele pode ser temático, colocando-se algum tipo de chocolate na cesta, mesmo que sua loja não trabalhe com isso. A ideia é criar uma experiência em formato de presente, sem deixar a temática de lado.
As pessoas sempre gostam da ideia de estar obtendo vantagens numa compra. Por exemplo, uma papelaria pode vender ‘kits’ com folhas coloridas, canetas especiais e moldes com figuras para que os funcionários de um escritório façam a decoração do espaço de trabalho.
Outra vantagem para se oferecer aos clientes é o sorteio de cestas, com chocolates e ovos, com um número da sorte emitido a cada X reais. Quanto mais comprar, maiores serão as chances do cliente ganhar.
Decore e divulgue
Para muitas famílias, a Páscoa é uma data importante, não só pelo aspecto religioso, mas também pelo desejo dos filhos em ganhar chocolates ou brinquedos.
Por isso, a decoração da loja pode atrair tanto pais quanto filhos para seu estabelecimento. Divulgar seus produtos é essencial e uma decoração bonita ajuda muito. Cores alegres, objetos temáticos e embalagens especiais vão ajudá-lo a otimizar as vendas.
Quem já possui redes sociais pode abordar o tema sazonal com publicações que mostram a decoração e os seus melhores produtos. Outra maneira de chegar ao seu público é usar ferramentas como e-mail marketing ou mesmo cards para serem distribuídos por WhatsApp.
Mesmo que sua especialidade não sejam chocolates, é possível despertar o interesse do público para presentes alternativos. Por exemplo, uma loja de roupas pode mostrar a nova coleção e sugerir que os pais ofereçam “algo mais” para os filhos.
Aposte na experiência de compra
Todo investimento que você fizer para atrair antigos e novos clientes para sua loja será recompensado com as vendas. Porém, não há garantias que todo mundo que entrar no seu estabelecimento levará algo.
Portanto, lembre-se que os clientes procuram mais do que apenas o produto quando entram em uma loja. Em especial numa época em que se pode facilmente comprar online. A experiência de compra precisa ser um diferencial.
Invista no treinamento da equipe, pensando em oferecer a melhor experiência possível ao freguês. Um bom atendimento e conhecimento dos produtos faz toda a diferença. Busque fazer com que o cliente passe mais tempo na loja, conhecendo tudo que é oferecido. Isso pode ser fundamental para que ele volte a comprar. Deixe bem claro as eventuais políticas de troca e, se possível, ofereça algum mimo após a compra, como um chocolate. Afinal é Páscoa!