O consumidor está cada vez mais exigente, não só no quesito qualidade, mas também com relação à procedência dos produtos vendidos, podendo ser fatores decisivos para a escolha e a conclusão de uma compra.
E qual é a principal ferramenta de marketing de um varejista? A sua loja! Já que o tamanho, a fachada, a vitrine e o layout promovem o contato inicial com o cliente, esses fatores têm o papel de atraí-lo e influenciá-lo na decisão de compra.
Qualquer estabelecimento pode melhorar a fachada da loja, além da vitrine, da iluminação interna e da forma de interação com os clientes. Basta conhecer o público-alvo.
Confira algumas dicas:
Invista na fachada
É a primeira impressão que o cliente tem da loja, de modo que design, tamanho, conservação, iluminação e materiais utilizados nela são elementos-chave para atrair os consumidores.
Quando possível, priorize a manutenção da calçada e as condições de acessibilidade da loja. Hoje em dia é importante contar com rampas, corrimãos e pisos não escorregadios para que o estabelecimento ofereça conforto a idosos e clientes com dificuldade de mobilidade.
Capriche na vitrine
Além de conter uma amostra dos produtos que a loja oferece, a vitrine tem o papel de atrair o consumidor e reforçar a identidade da marca. Em conjunto com a fachada, a vitrine transmite a imagem do estabelecimento — popular ou sofisticado, direcionado ao o público feminino ou masculino, jovem ou adulto etc.
Também podem ser usados como uma ferramenta de promoção de venda (mesmo que não exponha produtos) cartazes anunciando promoção ou liquidação. Na montagem da vitrine, exponha os melhores produtos, os de alto giro e os lançamentos.
Cuide do ambiente interno
Além do aspecto visual, é importante também oferecer espaços onde o cliente possa testar e experimentar os produtos comercializados. Se o ambiente for climatizado, ofereça uma temperatura agradável (cuidado para não exagerar nas combinações) e não deixe os gostos pessoais prevalecerem.
O modo como os produtos são expostos, o seu posicionamento na loja e a divisão das categorias, bem como a disposição das gôndolas e prateleiras são fundamentais para estimular o consumidor a passear por toda a loja, visualizar o maior número de produtos e comprar por impulso.
Destaque o que tem de melhor
A iluminação é essencial, tanto para proporcionar ao cliente um ambiente mais aconchegante quanto para influenciá-lo positivamente na decisão de compra. Uma vitrine, um provador de roupas ou um espaço de maquiagem mal-iluminado não estimula o consumidor a comprar, muito pelo contrário.
Com informações de Fecomércio-SP