O Dia Mundial do Gato, celebrado anualmente em 17 de fevereiro, foi criado para conscientizar as pessoas sobre as necessidades e peculiaridades dos felinos.
Conforme o levantamento do Instituto Pet Brasil, os gatos são os animais de estimação com maior crescimento no país e já são cerca de 30 milhões desses pets no Brasil.
Ser tutor de um bichano requer cuidados para melhorar e prolongar a vida dos fiéis companheiros. Essa tendência tem gerado cada vez mais investimentos de pequenas e médias empresas (PME).
Um estudo do Sebrae publicado no início de 2023 mostra que o ramo de lojas de animais e pet shops foi um dos mais buscados como Ideia de Negócios no ano passado.
“A perspectiva de crescimento do setor até 2026 é de cerca de 87%”, explica Flávio Barros, gestor do segmento de Saúde e Bem-estar do Sebrae, ao lembrar que a instituição pode ajudar nos primeiros passos para a abertura de um negócio. Saiba mais aqui.
Ainda segundo o levantamento do Sebrae, a primeira metade de 2022 contabilizou mais de 18 mil empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e venda de medicamentos veterinários.
Câmeras de monitoramento, alimentadores automáticos controlados por aplicativos, brinquedos que estimulam os animais a gastar energia para diminuir o stress e os cuidados com a nutrição são algumas das apostas do segmento.
Uma das explicações para todo esse sucesso é porque o Brasil ocupa o 3º lugar do ranking mundial na população total de animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET). Ainda há bastante espaço para expansão desse mercado.
Para quem deseja saber mais sobre esse nicho promissor ou aperfeiçoar seu negócio de pet shop, a ABINPET disponibilizou uma cartilha, disponível aqui.
*Com informações de SEBRAE e ABINPET.