O Governo Federal lançou este mês uma nova plataforma online para facilitar a vida dos trabalhadores: o FGTS Digital. O sistema promete mudar a maneira como é feito o recolhimento dos tributos dos funcionários, oferecendo ainda funcionalidades que economizam tempo e aumentam a eficiência.
O FGTS Digital vai ajudar os empreendedores no recolhimento de tributos de seus funcionários de forma mais eficiente. De acordo com o Ministério do Trabalho, ela pode economizar até 36 horas mensais em tarefas administrativas relacionadas ao FGTS.
Entre os principais benefícios do FGTS Digital estão:
- Emissão e personalização de guias: Facilita a criação de guias de pagamento, permitindo personalização conforme a necessidade do empregador.
- Agilidade no processo de individualização : Acelera o depósito dos valores recolhidos nas contas vinculadas dos trabalhadores.
- Celeridade no pagamento de FGTS em atraso : Permite o recolhimento de vários meses em uma única guia.
- Cálculo automático da multa do FGTS : Utilize o histórico de remunerações do eSocial para calcular automaticamente as multas.
- Ferramenta automática para recomposição de salários : Facilita o pagamento de indenizações compensatórias e a recomposição de intervalos de períodos anteriores.
- Utilização do Pix : Oferece a opção de pagamento instantâneo através do Pix, modernizando o processo de pagamento.
A principal mudança em relação ao sistema antigo é que o Pix será o método de pagamento. Com essa inovação o processo de pagamento ficou mais fácil, eliminando a necessidade de métodos tradicionais mais lentos.
Outra mudança importante é a substituição do número do PIS pelo CPF como identificador do empresário no sistema do FGTS. Com isso, serão solucionados problemas comuns associados ao uso do PIS, como trabalhadores com mais de um número de PIS.
O uso de CPF como identificador único deve reduzir as inconsistências no sistema, facilitando a gestão dos recolhimentos e contribuindo para a precisão nos resultados.
Como acessar a plataforma do FGTS Digital pelo computador
- Acesse o site do FGTS Digital (fgtsdigital.sistema.gov.br/portal/login) e clique em “Entrar com Gov.br”;
- Insira seu CPF no campo indicado;
- Insira sua senha e clique em “Entrar”;
- Determine seu perfil de acesso, insira o CPF ou CNPJ no local indicado e clique em “Definir”;
- Ao definir o perfil, é possível utilizar os principais recursos do site. Abaixo, veja a função de todas as guias desta página.
Veja mais informações sobre o FGTS Digital clicando aqui.