• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

    13 maio 2025

    Curso gratuito ajuda a transformar sua ideia em um negócio de sucesso

    12 maio 2025

    Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

    10 maio 2025

    Associado da APECC tem desconto na Universidade Estácio de Sá

    9 maio 2025

    No Dia Nacional do Turismo, conheça o Circuito das Compras, maior atração do turismo de compras de São Paulo

    8 maio 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Pare AGORA de recolher Impostos a MAIS do que DEVE E RECUPERE IMPOSTOS RECOLHIDOS INDEVIDAMENTE DOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Por APECC6 ago 2021
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

Você sabia que além das grandes empresas, também é possível para pequenas e médias empresas, mesmo as enquadradas no Simples Nacional, recuperar impostos pagos a maior ou indevidamente?

Na maioria das vezes é a falta de conhecimento da Legislação Tributária que leva milhares de empreendedores a pagar indevidamente os impostos. E não precisamos ser nenhum especialista tributário para saber que a legislação é muito complexa e nos leva ao pagamento indevido dos impostos.

O interessante é que a legislação também prevê a recuperação desses impostos; e o melhor, dos últimos cinco anos. Devemos estar atentos e agirmos imediatamente. Assim paramos de pagar os impostos indevidamente daqui para frente.

Não podemos imaginar que a Receita Federal vai nos devolver voluntariamente os valores pagos indevidamente. Precisamos buscá-los.

Pois bem, destacamos alguns dos seguimentos de negócios que podem se beneficiar recuperando os impostos pagos a maior ou indevidamente?

Bares

Restaurantes

Distribuidores de Bebidas

Supermercados

Minimercados

Padarias

Postos de Gasolina

Lojas de Conveniência

Perfumarias

Drogarias

Auto Peças

 

Porém, a recuperação não está limitada somente a esses segmentos, todos que comercializam os produtos que já tiveram os impostos recolhidos pelo fabricante, estando sujeito ao regime de substituição tributária ou ao regime monofásico (ICMS, PIS e COFINS), DEVEM descontar as alíquotas desses impostos no momento do faturamento dos produtos.

Para regulamentar esta sistemática a Lei Complementar nº 147 de 2014, alterou a Lei Complementar nº 123 de 2006, determinou que as receitas auferidas com vendas dos produtos com substituição tributária e regime monofásico devem ser excluídas da base de cálculo de ICMS, PIS e COFINS.

Agora se você tem empresa em algum desses segmentos, você saberia dizer se ela está pagando os tributos de maneira correta?

Listamos abaixo alguns produtos que estão sujeitos a este sistema de tributação.

Cigarros e outros produtos derivados do fumo; bebidas; óleos e azeites vegetais comestíveis; farinha de trigo e misturas de farinha de trigo; massas alimentícias; açúcares; carnes e suas preparações; chocolates; produtos de padaria e da indústria de bolachas e biscoitos; sorvetes e preparados para fabricação de sorvetes em máquinas; cafés e mates, preparações para molhos e molhos preparados; medicamentos e outros produtos farmacêuticos para uso humano ou veterinário; cosméticos; produtos de perfumaria e de higiene pessoal; papéis; plásticos; canetas e malas; produtos eletrônicos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos; aparelhos ou máquinas de barbear; máquinas de cortar cabelo ou de tosquiar; sabões em pó e líquidos para roupas; detergentes; alvejantes; esponjas; palhas de aço e amaciantes de roupas;

Temos outros caminhos de recuperação em que sua empresa pode se encaixar além dos já mencionados:

Exclusão do ICMS da Base de Cálculo de PIS e COFINS

ISS sobre Locação de Bens Móveis

Restituição do INSS sobre Locação de Mão de Obra

Restituição do INSS sobre Verbas Trabalhistas Indenizadas

Restituição do ICMS de produtos Importados

Não incidência de 15% do INSS – NF Cooperativas de trabalho

Perdas de Estoque que reduz a base de cálculo do IRPJ e CSLL

Transferência de ICMS de mercadoria para mesmo titular

Quitar tributo com precatório, mediante deságio

Não incide ITBI na transferência de Imóveis para Empresa

Extinção da Execução Fiscal, pela prescrição intercorrente.

 

Outro ponto importante é para as empresas que tem seus colaboradores que podem estar pagando INSS mais do que deveriam, como o INSS sobre os 15 dias de licença médica, que já foi decidido pelo Supremo Tribunal de Justiça que não tem incidência do INSS sobre esta verba, dentre outras.

Se a sua empresa vende produtos com alíquota 0% ou isento de algum imposto, saiba que a sua empresa pode estar acumulando crédito de imposto pela compra desses produtos, passível de recuperação.

E para você empresário/empreendedor, pode substituir a maior parte do seu pró-labore por distribuição de lucro, e conseguirá uma redução significativa no seu imposto de renda.

Como vimos, temos diversos caminhos para não pagarmos impostos indevidamente, porém, o adequado, antes de iniciarmos as compensações e/ou restituições, é obter o auxilio de um especialista da área tributária, que juntamente com a contabilidade, irá encontrar o caminho mais favorável a você e sua empresa.

Não Podemos perder mais tempo e dinheiro por falta de conhecimento da Legislação.

RESTITUA JÁ

* As opiniões constantes deste artigo expressam aquelas do autor

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

Curso gratuito ajuda a transformar sua ideia em um negócio de sucesso

Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

Associado da APECC tem desconto na Universidade Estácio de Sá

No Dia Nacional do Turismo, conheça o Circuito das Compras, maior atração do turismo de compras de São Paulo

Prazo para declaração anual do MEI vai até 31 de maio; saiba como fazer

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

APECC apoia lançamento de livro em homenagem aos 70 anos da Polícia Feminina na PMESP

13 maio 2025

Curso gratuito ajuda a transformar sua ideia em um negócio de sucesso

12 maio 2025

Vendas no Dia das Mães deve aumentar em 2% este ano

10 maio 2025

Associado da APECC tem desconto na Universidade Estácio de Sá

9 maio 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.