No primeiro semestre de 2024, as pequenas e médias empresas (PMEs) do varejo online brasileiro movimentaram R$ 2 bilhões. Os números foram apresentados no estudo realizado pela plataforma de e-commerce Nuvemshop. O volume é 33% superior ao total registrado em 2023 (R$ 1,5 bilhão).
Entre janeiro e junho de 2024, foram vendidos 31,8 milhões de produtos. Isso representa um crescimento de quase 26% em comparação com o ano anterior.
Os segmentos que tiveram maior faturamento foram:
- Moda (R$ 680,3 milhões)
- Saúde & Beleza (R$ 187,3 milhões)
- Acessórios (R$ 133 milhões)
“Apesar de as vendas online já fazerem parte do comportamento do consumidor no Brasil, é visível o potencial desse mercado frente a outros negócios para empreendedores de todos os segmentos. O e-commerce é e continuará sendo uma das melhores oportunidades para pequenos e médios varejistas que desejam iniciar ou mesmo expandir suas vendas”, explicou Daniela Spinardi, diretora de Pequenas e Médias Empresas na Nuvemshop.
Com a facilidade das novas plataformas e vendas até pelo WhatsApp, varejistas do comércio popular também entraram nesse mercado crescente. A tendência, no Brasil, é que esse tipo de vendas continue crescendo no segundo semestre.
Os meios de pagamento preferidos pelos consumidores na venda online são o cartão de crédito (45%) e o PIX (44,5%). O ticket médio nacional ao longo deste ano foi de R$ 244,20.
No ranking de vendas por estado onde as PMEs online mais faturaram até agora em 2024, São Paulo lidera com R$ 976,5 milhões. No restante do top 5 estão Minas Gerais com R$ 193,6 milhões, Santa Catarina com R$ 149,4 milhões, Rio de Janeiro com R$ 149,3 milhões, e Paraná com R$ 106 milhões.