• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

    30 jun 2025

    Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

    25 jun 2025

    Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

    24 jun 2025

    Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

    23 jun 2025

    Lojas de roupas, tecidos e calçados puxam a alta no comércio de São Paulo

    20 jun 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Prepare-se para a Black Friday 

Consumidores pretendem gastar mais este ano, indica pesquisa Google Brasil e Instituto Ipsos
Por APECC25 out 2022
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Uma pesquisa encomendada pelo Google Brasil e realizada pelo Instituto Ipsos aponta que os consumidores brasileiros pretendem gastar mais durante a Black Friday este ano. Embora a data em 2022 caia em 25 de novembro, grande parte do comércio deverá oferecer promoções a semana inteira.

A pesquisa revela que, em média, os consumidores pretendem adquirir produtos de cinco categorias principais: roupas e acessórios (47%), livros e itens de papelaria (43%), calçados (38%), celulares (36%) e eletroportáteis (33%).

Para quem deseja aumentar as vendas nessa data que tem se consolidado como uma das mais rentáveis do ano, é preciso lembrar que o diferencial da Black Friday sempre é o preço atrativo. Portanto, negociar a compra em volume e oferecer descontos que atraiam os clientes é o principal aspecto a ser considerado.

Outra dica importante é avaliar quais produtos oferecidos pela loja tiveram mais saída na mesa época no ano anterior. Com esse dado em mãos, é preciso reforçar os estoques e garantir que não faltará mercadoria. Claro, as novidades e lançamentos de cada segmento sempre são um atrativo a mais e devem ser priorizadas.

Por fim, não pode faltar publicidade. Geralmente, o comércio começa a anunciar suas grandes ações de vendas um mês antes da data. Algumas lojas optam por fazer um “esquenta” e começam a oferecer os descontos vários dias antes. O Google, que encomendou essa pesquisa, mostra que a busca por termos como “barato” e “qualidade” aumentam perto da Black Friday.

A Fecomércio-SP preparou uma cartilha sobre a Black Friday 2022, com orientações sobre precificação, como conceder descontos sem ter prejuízos e mais.

Clima de otimismo

Gleidys Saldanha, diretora de Negócios para o segmento de Varejo do Google Brasil, explica que há um clima de otimismo este ano para o período de Black Friday. O principal motivo é a  Copa do Mundo, que começa no dia 20 de novembro.  Na mesma época efetua-se o pagamento da primeira parcela do 13º salário e começam as compras para as confraternizações de fim de ano.

A pesquisa do Google Brasil mostra que 88% dos consumidores acreditam que a capacidade financeira de comprar produtos vai continuar a mesma ou melhorar até o fim do ano. Além disso, 89% pretendem comprar algo para si na Black Friday. Dentre os dos mil consumidores entrevistados, 71% afirmaram que pretendem fazer  compras no período de promoções que antecede o Natal. É um crescimento de 29% em relação a 2021.

Entre as classes A e B a elevação foi de 23%, enquanto a classe C aumentou 32% sua intenção de compra, em comparação com o ano passado.   

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

Lojas de roupas, tecidos e calçados puxam a alta no comércio de São Paulo

Associados APECC têm desconto no Garagem 55 Mooca

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

30 jun 2025

A Importância da APECC no Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas

27 jun 2025

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

25 jun 2025

Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

24 jun 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.