Uma pesquisa encomendada pelo Google Brasil e realizada pelo Instituto Ipsos aponta que os consumidores brasileiros pretendem gastar mais durante a Black Friday este ano. Embora a data em 2022 caia em 25 de novembro, grande parte do comércio deverá oferecer promoções a semana inteira.
A pesquisa revela que, em média, os consumidores pretendem adquirir produtos de cinco categorias principais: roupas e acessórios (47%), livros e itens de papelaria (43%), calçados (38%), celulares (36%) e eletroportáteis (33%).
Para quem deseja aumentar as vendas nessa data que tem se consolidado como uma das mais rentáveis do ano, é preciso lembrar que o diferencial da Black Friday sempre é o preço atrativo. Portanto, negociar a compra em volume e oferecer descontos que atraiam os clientes é o principal aspecto a ser considerado.
Outra dica importante é avaliar quais produtos oferecidos pela loja tiveram mais saída na mesa época no ano anterior. Com esse dado em mãos, é preciso reforçar os estoques e garantir que não faltará mercadoria. Claro, as novidades e lançamentos de cada segmento sempre são um atrativo a mais e devem ser priorizadas.
Por fim, não pode faltar publicidade. Geralmente, o comércio começa a anunciar suas grandes ações de vendas um mês antes da data. Algumas lojas optam por fazer um “esquenta” e começam a oferecer os descontos vários dias antes. O Google, que encomendou essa pesquisa, mostra que a busca por termos como “barato” e “qualidade” aumentam perto da Black Friday.
A Fecomércio-SP preparou uma cartilha sobre a Black Friday 2022, com orientações sobre precificação, como conceder descontos sem ter prejuízos e mais.
Clima de otimismo
Gleidys Saldanha, diretora de Negócios para o segmento de Varejo do Google Brasil, explica que há um clima de otimismo este ano para o período de Black Friday. O principal motivo é a Copa do Mundo, que começa no dia 20 de novembro. Na mesma época efetua-se o pagamento da primeira parcela do 13º salário e começam as compras para as confraternizações de fim de ano.
A pesquisa do Google Brasil mostra que 88% dos consumidores acreditam que a capacidade financeira de comprar produtos vai continuar a mesma ou melhorar até o fim do ano. Além disso, 89% pretendem comprar algo para si na Black Friday. Dentre os dos mil consumidores entrevistados, 71% afirmaram que pretendem fazer compras no período de promoções que antecede o Natal. É um crescimento de 29% em relação a 2021.
Entre as classes A e B a elevação foi de 23%, enquanto a classe C aumentou 32% sua intenção de compra, em comparação com o ano passado.