O Halloween ou Dia das Bruxas é uma data que tem ganhado popularidade no Brasil a cada ano. Comemorado em 31 de outubro, gera um aumento na procura por doces, brinquedos, itens de decoração e fantasias.
A tradição celta, onde se originou o Halloween, diz que nessa data haveria uma conexão entre o mundo espiritual e material. Por isso, a temática sobrenatural dá o tom da celebração, incluindo imagens de bruxas, esqueletos, monstros, múmias e zumbis. As tradicionais abóboras remetem ao período de colheita nessa época do ano.
No Brasil, os últimos anos mostraram que as vendas no mês de outubro chegam a aumentar 40% em alguns segmentos graças a essa festividade. A ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), publicou em 2019 um levantamento mostrando que o Halloween já está incorporado no calendário do setor, com aumento expressivo na procura de “gostosuras”.
Lojas de praticamente todos os setores podem atrair mais negócios na época de Halloween, seguindo algumas dicas simples:
Entre no clima
A região do Circuito das Comprar recebe diariamente centenas de milhares de pessoas. Uma boa decoração na vitrine ou na frente do estabelecimento chamará atenção, independentemente do que se ofereça.
Não é necessário investir pesado, pode-se usar a criatividade, recortando figuras de papel colorido que remetem a teias de aranha, abóboras, morcegos, fantasmas, e outros elementos “assustadores”.
Quem vende balas e doces deve explorar ao máximo as possibilidades, oferecendo ‘kits’ e produtos com preços promocionais que incentivem o público a entrar no clima das “gostosuras ou travessuras”. Os que trabalham com fantasias devem apostar nas novidades e fazer uma boa divulgação dias antes do Halloween.
Mesmo que um nicho não tenha relação direta com os produtos mais buscados nessa data, todo lojista pode oferecer descontos “de arrepiar” nos produtos que oferecem.
Ofereça produtos temáticos para o Halloween
O Halloween geralmente apela mais para o público infantil, mas existem muitos adultos promovendo festas a fantasia nessa época. Então, a diversidade de opções é a melhor estratégia.
Restaurantes, lanchonetes e cafés podem adicionar opções no cardápio e decoração de mesa que combinem com a data.
Buscar alternativas junto aos fornecedores é uma boa pedida. Por exemplo, capinhas de celular com as figuras mais comuns do Halloween, ou mesmo produtos de papelaria temáticos podem ser alternativas viáveis para quem procura “lembrancinhas” da data.
Quem trabalha com o setor de decoração para casa deve lembrar ao público que os itens são sazonais, como os do Natal e, por isso, usados nos próximos anos.
Os varejistas de roupas podem utilizar manequins com fantasias simples para chamar atenção e impulsionar as vendas de Halloween para a sua loja. Abuse da cor laranja e peças que tenham estampas com esse tema.
Pet shops também podem se beneficiar, uma vez que tutores gostam de deixar os animaizinhos ‘estilosos’. O uso de fantasias para pets é algo cada vez mais popular.