• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Cursos gratuitos para empreendedores no Teia Centro

    17 jun 2025

    Associado APECC tem desconto na escolinha de futebol do Ibrachina Futebol Clube

    13 jun 2025

    Alerta de Golpe: Cuidado com mensagens sobre cancelamento de CNPJ para MEIs

    10 jun 2025

    Conheça melhor a Rua das Noivas, parte do Circuito das Compras

    6 jun 2025

    No Dia do Meio Ambiente, conheça iniciativas sustentáveis em São Paulo

    5 jun 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Promoções são as maiores responsáveis por movimentar o varejo, indica pesquisa

Diferentes levantamentos mostram que o consumidor brasileiro busca sempre por ofertas
Por APECC17 out 2023
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Um levantamento da consultoria GfK mostrou que, em 2022, 57% das pessoas gastaram menos em produtos de primeira necessidade por causa do aumento dos preços. Ao mesmo tempo, 35% optou por uma marca mais barata do mesmo produto. Além disso, 27% dos consumidores optaram por algo de segunda mão ao invés de um produto novo.

Outro dado desse estudo que merece atenção é que 85% dos consumidores decidiram economizar no último ano. Além disso, 48% esperaram o produto entrar em promoção para fazer a compra. Ou seja, no mundo todo as promoções foram responsáveis por movimentar o varejo.

Fernando Baialuna, diretor de Consultoria e Varejo da GfK para América Latina, disse ao site Ecommerce Brasil que “No começo de 2023 observamos esse mesmo comportamento, já que os consumidores continuam a se sentir pressionados a reduzir seus orçamentos”, 

Comparação de preços 

A tendência de diminuição nos gastos é mundial. O Fundo Monetário Internacional prevê tendência de estagnação da economia em 2023, em parte por causa da guerra da Ucrânia. Por disso, a disponibilidade de promoções será essencial para impulsionar o volume dos varejistas. 

Um estudo da Kantar Worldpanel mostra que o Brasil está entre os países que mais geraram valor com ofertas especiais (40,1%). Os dados da pesquisa confirmam que o brasileiro procura uma promoção na hora das compras. Cerca de 80% dos consumidores afirmam que compraram itens por identificarem uma promoção. Outros fatores para a escolha de uma loja estão a confiança no lojista, a qualidade dos produtos, a limpeza/ordem e a facilidade de acesso.

Some-se a isso o fato de os consumidores continuarem a adaptar seu comportamento de compra. As promoções personalizadas, que levam em consideração o perfil e o histórico de compra do cliente, continuam crescendo, graças aos anúncios online de grande alcance. Somente na Europa, identificou-se um forte aumento desse modelo de oferta, que influenciou 16% das decisões de compra. Ainda não há levantamentos do tipo no Brasil. 

Por aqui, os varejistas estão optando cada vez mais em apresentar promoções pelos meios digitais. A 4ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, feita pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi divulgada este mês. Ela mostra que 75% das pequenas empresas utilizam a internet, aplicativos de mensagens e redes sociais para fazer negócios.

A internet é o principal “termômetro” no cenário do comércio no país. O “Relatório Varejo 2023”, realizado pela Adyen, constatou que, no Brasil, a grande maioria dos clientes (92%) dedica tempo para pesquisar online as melhores ofertas. Além disso, 53% dos consumidores entrevistados afirmam comparar diferentes lojas até encontrarem os melhores preços.

 

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Cursos gratuitos para empreendedores no Teia Centro

Associado APECC tem desconto na escolinha de futebol do Ibrachina Futebol Clube

Alerta de Golpe: Cuidado com mensagens sobre cancelamento de CNPJ para MEIs

Conheça melhor a Rua das Noivas, parte do Circuito das Compras

No Dia do Meio Ambiente, conheça iniciativas sustentáveis em São Paulo

Conheça alguns dos benefícios pouco divulgados de ser MEI

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Cursos gratuitos para empreendedores no Teia Centro

17 jun 2025

Associado APECC tem desconto na escolinha de futebol do Ibrachina Futebol Clube

13 jun 2025

Alerta de Golpe: Cuidado com mensagens sobre cancelamento de CNPJ para MEIs

10 jun 2025

Conheça melhor a Rua das Noivas, parte do Circuito das Compras

6 jun 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.