O Pix é o novo sistema de pagamentos do Banco Central, que entra em vigor em novembro deste ano. A proposta é possibilitar pagamentos em tempo real para todos os bancos, a fim de diminuir custos de transação. Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes deverão oferecer o Pix, incluindo a futura conta MEI Fácil, que será lançada em breve para facilitar o dia a dia do empreendedor.
Entre as vantagens oferecidas pelo serviço estão a rapidez e comodidade nas transações: pagamentos poderão ser realizados entre diferentes instituições financeiras em até 10 segundos, a qualquer hora, em todos os dias – incluindo fins de semana e feriados. As transações realizadas entre pessoas físicas, jurídicas e entes governamentais terão taxas inferiores às praticadas nas transferências tradicionais via TED e DOC (operações entre pessoas físicas serão gratuitas).
As vantagens para o MEI englobam fluxo de caixa mais rápido, economia nas transações financeiras e a facilitação do pagamento à distância. O pagamento instantâneo elimina o prazo de transferências e de compensação de boletos. Para quem faz vendas online, será ainda mais fácil manter o controle financeiro do negócio em dia, através dessa mais nova facilidade digital.
Como aproveitar as vantagens do Pix?
Para ter o Pix é necessário ter uma conta bancária – não é necessário instalar mais aplicativos ou acessar outros sites. As cobranças para o cliente pelo novo sistema poderão ser realizadas de diferentes formas:
-
Chave do Pix
As chaves funcionam como atalhos para os pagamentos. Em vez de informar os dados da conta junto dos dados pessoais, basta informar ao cliente uma chave para o pagador. A chave do Pix pode ser o CNPJ, um número de celular ou um e-mail. Há também a possibilidade de cadastrar o CPF ou gerar uma chave aleatória.
-
QR Code
O uso de QR Code para autenticar transações via Pix poderá ser feito de forma dinâmica, de uso exclusivo a cada transação e que permite a inserção de outros dados além do valor que será pago; ou estático, de uso em múltiplas transações, permitindo a inserção de valor fixo para produto ou serviço (ideal para pequenos comércios, prestadores de serviço e pessoas físicas). Dessa forma, o cliente precisa apenas ler o código com o celular para realizar o pagamento.
Para mais informações, entre em contato com o seu banco.