• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

    30 jun 2025

    Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

    25 jun 2025

    Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

    24 jun 2025

    Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

    23 jun 2025

    Lojas de roupas, tecidos e calçados puxam a alta no comércio de São Paulo

    20 jun 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Qual é o comportamento do consumidor durante o isolamento social?

Por APECC15 maio 2020
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A pandemia do novo coronavírus mudou as práticas de consumo de pessoas em todos os países – afetados pela crise de saúde ou não. Mesmo com a reabertura comercial em algumas regiões do mundo, é difícil prever como será a retomada do consumo, e diferentes fatores contribuem para a mudança do status quo. O desemprego, o distanciamento social e o aumento das compras online são alguns dos aspectos que ressaltam o debate sobre a construção de um novo padrão de comportamento do consumidor.

Para Kristina Rogers, líder global de consumo da consultoria EY, a mudança da economia precisa ser acompanhada ao longo dos próximos meses para definir quais comportamentos do consumidor podem mudar para sempre e ser de fato duradouros. Sobre as tendências, Rogers afirma que as pessoas têm buscado mais produtos locais e se acostumado a comprar online. A relação ficou mais virtual de modo em geral – padrão seguido pelo trabalho remoto, com reuniões por videoconferência, por exemplo.

“Muitas pessoas estão comprando online pela primeira vez, e parte delas não fará questão de voltar aos shoppings para comprar alguns itens. Os e-commerces e deliverys têm crescido e assim devem continuar.”

Sobre as principais mudanças de comportamento de consumo observadas, Kristina declara que tem acompanhado algumas, mas destaca que a questão principal é identificar quais dessas vão se manter num período de “novo normal”. “Do que observamos, os consumidores estão gastando menos e não se incomodam de não comprar agora, por exemplo, roupas e cosméticos”, confirmou Rogers. “Em breve, precisamos entender também como fica a vida fora de casa, com hábitos como a utilização de veículos e a ida aos restaurantes”, complementou.

De acordo com um levantamento feito pela EY, apenas 9% dos entrevistados na primeira fase da pesquisa de futuro do consumo afirmam que irão gastar mais. Outros pretendem manter o padrão ou gastar menos – comportamento estimulado pelo desemprego e pela crise econômica em seus países. Um quarto dos entrevistados diz que presta mais atenção no que consome e o impacto que isso tem. E, para elas, perceber o quanto foi economizado durante a pandemia ao priorizar apenas a compra de itens essenciais pode refletir drasticamente nas indústrias. Na pesquisa, 62% dizem que teriam mais chances de comprar de empresas que acham que estão fazendo o bem para a sociedade.

“Sabemos também que o preço ainda é um fator determinante na escolha do produto, ainda mais em um período de crise. De todo modo, é provável, que essas marcas tenham vantagens na hora da tomada de decisão”, finalizou Kristina.

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

Lojas de roupas, tecidos e calçados puxam a alta no comércio de São Paulo

Associados APECC têm desconto no Garagem 55 Mooca

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

30 jun 2025

A Importância da APECC no Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas

27 jun 2025

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

25 jun 2025

Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

24 jun 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.