• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Associado APECC tem desconto na escolinha de futebol do Ibrachina Futebol Clube

    13 jun 2025

    Alerta de Golpe: Cuidado com mensagens sobre cancelamento de CNPJ para MEIs

    10 jun 2025

    Conheça melhor a Rua das Noivas, parte do Circuito das Compras

    6 jun 2025

    No Dia do Meio Ambiente, conheça iniciativas sustentáveis em São Paulo

    5 jun 2025

    Conheça alguns dos benefícios pouco divulgados de ser MEI

    2 jun 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Qual é o comportamento do consumidor durante o isolamento social?

Por APECC15 maio 2020
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A pandemia do novo coronavírus mudou as práticas de consumo de pessoas em todos os países – afetados pela crise de saúde ou não. Mesmo com a reabertura comercial em algumas regiões do mundo, é difícil prever como será a retomada do consumo, e diferentes fatores contribuem para a mudança do status quo. O desemprego, o distanciamento social e o aumento das compras online são alguns dos aspectos que ressaltam o debate sobre a construção de um novo padrão de comportamento do consumidor.

Para Kristina Rogers, líder global de consumo da consultoria EY, a mudança da economia precisa ser acompanhada ao longo dos próximos meses para definir quais comportamentos do consumidor podem mudar para sempre e ser de fato duradouros. Sobre as tendências, Rogers afirma que as pessoas têm buscado mais produtos locais e se acostumado a comprar online. A relação ficou mais virtual de modo em geral – padrão seguido pelo trabalho remoto, com reuniões por videoconferência, por exemplo.

“Muitas pessoas estão comprando online pela primeira vez, e parte delas não fará questão de voltar aos shoppings para comprar alguns itens. Os e-commerces e deliverys têm crescido e assim devem continuar.”

Sobre as principais mudanças de comportamento de consumo observadas, Kristina declara que tem acompanhado algumas, mas destaca que a questão principal é identificar quais dessas vão se manter num período de “novo normal”. “Do que observamos, os consumidores estão gastando menos e não se incomodam de não comprar agora, por exemplo, roupas e cosméticos”, confirmou Rogers. “Em breve, precisamos entender também como fica a vida fora de casa, com hábitos como a utilização de veículos e a ida aos restaurantes”, complementou.

De acordo com um levantamento feito pela EY, apenas 9% dos entrevistados na primeira fase da pesquisa de futuro do consumo afirmam que irão gastar mais. Outros pretendem manter o padrão ou gastar menos – comportamento estimulado pelo desemprego e pela crise econômica em seus países. Um quarto dos entrevistados diz que presta mais atenção no que consome e o impacto que isso tem. E, para elas, perceber o quanto foi economizado durante a pandemia ao priorizar apenas a compra de itens essenciais pode refletir drasticamente nas indústrias. Na pesquisa, 62% dizem que teriam mais chances de comprar de empresas que acham que estão fazendo o bem para a sociedade.

“Sabemos também que o preço ainda é um fator determinante na escolha do produto, ainda mais em um período de crise. De todo modo, é provável, que essas marcas tenham vantagens na hora da tomada de decisão”, finalizou Kristina.

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Associado APECC tem desconto na escolinha de futebol do Ibrachina Futebol Clube

Alerta de Golpe: Cuidado com mensagens sobre cancelamento de CNPJ para MEIs

Conheça melhor a Rua das Noivas, parte do Circuito das Compras

No Dia do Meio Ambiente, conheça iniciativas sustentáveis em São Paulo

Conheça alguns dos benefícios pouco divulgados de ser MEI

Associados da APECC têm desconto no Ibrachina Arena

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Associado APECC tem desconto na escolinha de futebol do Ibrachina Futebol Clube

13 jun 2025

Alerta de Golpe: Cuidado com mensagens sobre cancelamento de CNPJ para MEIs

10 jun 2025

Conheça melhor a Rua das Noivas, parte do Circuito das Compras

6 jun 2025

No Dia do Meio Ambiente, conheça iniciativas sustentáveis em São Paulo

5 jun 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.