A influenciadora paulista Ruama Melo também é conhecida como “a rainha do Brás”. Com milhões de visualizações nas redes sociais, ela fala de moda, tendências e mostra em seus vídeos as melhores pedidas de lojas de todos os tamanhos.
Ela é formada em Marketing e trabalhou por muito tempo em uma empresa na indústria química. Após um período morando fora do país, voltou ao Brasil e abriu uma loja de roupas. Acumulando diferentes experiências, aventurou-se como produtora de conteúdo digital em 2015.
Inicialmente fazia vídeos mostrando o comércio no Brás. Com isso ficou famosa pelo seu canal de YouTube “Qual a Novidade? Brás”. Ela também é analista de tendências e escritora, autora do “Manual do Brás”, que reúne dicas para quem deseja fazer compras na região. “Fui abraçando todas as oportunidades que apareceram e até hoje é assim. As ações foram dando certo e hoje tenho um trabalho reconhecido como influenciadora e empresária”, contou ela em entrevista à revista da APECC.
Confira abaixo como foi a conversa, onde falou sobre moda, empreendedorismo e oportunidades no Circuito das Compras:
Você faz muitos vídeos no Brás e na região da 25. Qual a importância de oferecer esse tipo de conteúdo?
Tenho mais de 1000 vídeos no YouTube e milhares em outras plataformas. Faço vídeos diários, principalmente nas regiões do Brás e da 25 de Março.
Desde o início eu sabia que meus vídeos iriam ajudar os empreendedores. Fui percebendo o quanto era importante para quem recebia os conteúdos. Identifiquei entre meus seguidores pessoas que moravam longe, em cidades pequenas, e que não tinha acesso à informação. Meu material ajudou essas pessoas a ter informações e vir pro Circuito das Compras levar material para revender.
Saber que ajudava os lojistas a venderam mais e as pessoas a encontrarem as melhores mercadorias e ofertas gerou em mim uma grande motivação.
Além de falar de lojas, você mostra novas tendências. Como tem sido a recepção do público?
Sempre gravei as lojas segundo minhas escolhas, os meus gostos. Como já tive loja, sei que não é só preço que as pessoas procuram. Também é preciso ter bom gosto, saber as tendências. Pois quando a gente fala de comprar e revender, tem que falar de tudo isso.
Eu amo o meu público e sei o que eles procuram. Tento ajudar mostrando bons produtos com bons preços. Às vezes mostro itens de decoração e dou dicas importantes. É como uma utilidade pública.
Como os lojistas do mercado popular podem se beneficiar desse tipo de conteúdo?
Acredito que o jeito que fazemos conteúdo de compras no Brasil é único. Eu pesquiso muito na internet e não conheço nenhum país que faça esse tipo de divulgação do comércio popular.
Creio que o brasileiro se liga muito na internet e os vídeos que eu faço influenciam o consumidor. Há um “mundo” do atacado para ser descoberto, principalmente na 25 de Março e na região do Brás.
Como você vê essa revolução no consumo causada pela internet, que deu visibilidade a lojas de todos os tamanhos?
Como eu estou na internet há muito tempo, sempre entendi que a TV iria perder o seu poder de influência. Posso dizer que a internet deu uma ‘voz’ para pessoas simples pessoas, gerando outro tipo de comunicação com os consumidores.
Existe essa comunicação focada em grupos específicos, que ajudam as pessoas a verem conteúdo importante para elas. Isso deu oportunidade para novos nichos, ficou mais diversificado o consumo. Os comércios de menor porte agora podem mostrar o que vendem para as pessoas pelas redes sociais, por exemplo. Informação é poder e os empreendedores precisam se beneficiar disso.
Por que as pessoas deveriam fazer compras no Brás e região? Qual o diferencial?
Milhares de pessoas não sabem como o Brás e 25 de março tem coisas legais. O nosso mercado local está cheio de bons produtos, feito com material de primeira. Em 2015, quando comecei a fazer vídeos, o país estava numa crise econômica. Eu sei que ajudei milhares de famílias naquele período, trazendo informação e dando oportunidade para os pequenos empreendedoras.
No Circuito das Compras é onde se faz os negócios girarem. Mostra a nossa moda, a nossa tendência. É o maior centro comercial da América Latina. Hoje em dia ficou mais popular e milhares de lojistas do Brasil inteiro voltaram seus olhos para a nosso comércio.
Seus vídeos têm milhões de visualizações. A que você atribui esse sucesso?
Quando comecei a publicar na internet não havia esse tipo de conteúdo. Então posso dizer que eu criei um jeito único de fazer. Quando penso em como foi todo esse crescimento, vejo que é porque havia verdade, sinceridade e paixão. Eu amo moda e consegui transmitir isso nos vídeos.
Todo mundo na internet quer aprender alguma coisa ou acessam para entretenimento e dar risadas. Meus vídeos mostram a realidade. É um bom conteúdo para as pessoas poderem comprar e vender. Quando você traz conveniência, como são minhas dicas, consegue se destacar. Acho que esse é o caminho, pois as pessoas gostam e vão querer assistir mais.
Como empreendedora, que dicas daria a outras mulheres que desejam empreender?
Sempre empreendi. Mesmo trabalhando no mundo corporativo, sempre tinha uma segunda renda. Nunca dava só para ter só o trabalho do dia a dia, então vendia joias semijoias e acessórios. Eu sempre vendia alguma coisa que desse para vender!
O segredo é você amar aquilo que tem para poder oferecer. Se você oferece aquilo que ama é muito mais fácil pessoas comprarem. Além disso, o que você fala com verdade, transmite amor. Então, para empreender você precisa realmente amar o que faz. Assim você consegue transmitir verdade e amor para que a outra pessoa possa desejar o seu produto ou serviço.
Conheça mais o trabalho de Ruama Melo nas redes sociais
Instagram @ruamamelooficial