A capital paulista recebe a cada ano milhões de visitantes, que buscam oportunidades de negócios e opções de lazer e entretenimento que a cidade oferece. A maior cidade da América Latina também é um paraíso de compras, onde seu comércio popular oferece todo tipo de produto, a preços convidativos, tanto no atacado quanto no varejo.
Conforme lembra Ademir Moraes, presidente da APECC, “Neste 27 de setembro celebra-se o Dia Mundial do Turismo. Vale lembrar que São Paulo é a mais importante do país no turismo de compras e uma referência internacional. Aqui no Circuito das Compras o mix de oferta inclui de tudo um pouco, seja smartphones, produtos eletrônicos, artigos para festas, vestuário, calçados, perfumes, brinquedo e cosméticos”.
O Circuito de Compras reúne milhares de lojas, incluindo as de shopping centers e galerias, que movimentam a economia local.
Pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo, núcleo de estudos e a São Paulo Turismo (SPTuris), mostraram que, entre os meses de setembro e outubro, mais de 15% dos gastos dos turistas nacionais são destinados às compras. Entre os turistas estrangeiros que vieram a São Paulo no mesmo período, a busca é maior por peças de vestuário (31,7%), brinquedos (10,6%) e perfumaria (9,8%).
Compras de fim de ano aquecem ainda mais o turismo na cidade
Na época que antecede o Natal, a programação natalina e os atrativos culturais e turísticos trazem mais de 2 milhões de visitantes à cidade. Desse total, cerca de 25% vão às compras. Um estudo realizado pela SPTuris revelou que o Terminal Turístico de Compras 25 de Março, administrado pela empresa, recebe cerca de 600 ônibus todos os meses.
A Rua 25 de março é a maior zona de comércio popular do país. Também na região central, o Bom Retiro e o Brás são bairros fortes em confecções. Sem contar as Ruas de Comércio Temáticas, como a de Noivas, na Rua São Caetano, Luz; o famoso Reduto dos Eletrônicos, na Rua Santa Efigênia. Para quem gosta das feirinhas de arte, artesanato e muita gastronomia, São Paulo possui opções como a Feira Oriental, na Liberdade, aos sábados e domingos, e a Feira de Artesanato da Praça da República, aos sábados e domingos.