A Prefeitura de São Paulo colocou em operação três novas linhas de ônibus elétricos que circulam por parques, museus e pontos culturais da capital. O serviço, batizado de "Paulistar", é gratuito e funciona das 8:00 às 19:00, com intervalos de 20 minutos entre os veículos.
A iniciativa integra as comemorações pela 100ª edição do programa Domingão Tarifa Zero, que oferece transporte gratuito aos domingos. Os ônibus das novas linhas são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e carregadores USB.
Os trajetos foram definidos por circuitos temáticos. A linha Paulistar 1 inclui locais do Circuito das Compras, na região central da capital:
Paulistar 1 – Circuito Cultura: Parte do Terminal Parque Dom Pedro II e segue até o Parque da Luz, passando por locais como Mercadão, Pateo do Collegio, Theatro Municipal, Pinacoteca, Praça da República, Liberdade e Bixiga.
Paulistar 2 – Circuito Parques: Liga o Parque da Independência (Museu do Ipiranga) à região do Parque Ibirapuera, incluindo paradas no Parque da Aclimação, Museu de Zoologia da USP e Sesc Vila Mariana.
Paulistar 3 – Circuito Lazer: Conecta o Pacaembu ao Paraíso, com paradas próximas à Avenida Paulista, MASP, Casa das Rosas, Japan House e Parque Ibirapuera.
Com a adição dessas linhas, a frota de domingo conta com mais 14 ônibus em circulação. As demais linhas da cidade continuam operando normalmente e de forma gratuita.
Dados da SPTrans indicam que 70% das viagens realizadas aos domingos têm como objetivo atividades de lazer. Uma pesquisa realizada em março mostrou que 97% dos passageiros aprovam o programa Domingão Tarifa Zero, criado em dezembro de 2023. De acordo com a administração municipal, o programa já transportou 279 milhões de pessoas.








