Cresce em todo o Brasil o uso de vendas pelo aplicativo WhatsApp, instalado em cerca de 80% dos celulares do país. Esse tipo de venda pode elevar significativamente o faturamento das empresas de qualquer porte.
Rafael Jakubowski, especialista em gestão e estratégias comerciais, CEO da Sanders Digital, destaca dados da pesquisa Panorama de Marketing, indicando que 72% do fechamento e atendimento comercial feito pelas empresas se dá no WhatsApp. O levantamento mostra, ainda, que o pós-venda contabiliza 55% das interações no aplicativo e o segmento que mais utiliza a plataforma é o varejo (74%), seguido pelo mercado imobiliário (70%), saúde e estética (67%) e tecnologia (40%).
Além disso, o levantamento Buen Fin 2023 da Meta, indica que na conversão de vendas, 65% das pessoas preferem receber promoções e interagir com as empresas por meio do WhatsApp, ao invés e-mail, SMS ou ligação.
Portanto, o aplicativo pode ser usado de várias maneiras que vão além da conversa por texto e áudio, o compartilhamento de fotos e vídeos. Ele pode ser uma potente ferramenta de relacionamento e conversão de vendas no varejo, se utilizado com estratégia.
A seguir, damos três dicas para acelerar as vendas usando o WhatsApp:
Foco na recompra: Como conquistar um cliente é um desafio, sempre é bom garantir que exista um vínculo. Isso facilitar a recompra desse cliente. Sempre que alguém fizer uma compra em sua loja, é estratégico criar uma rotina para abordá-lo com novidades e ofertas que combinem com o perfil dele.
Segmentação: Ofereça o produto certo para o cliente certo, dividindo os clientes por grupos para direcionar ofertas personalizadas.
Fidelização: Mantenha o foco na recompra, criando uma rotina para abordar clientes com novidades e ofertas.