A Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou, em 1975, o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A data foi criada para lembrar as lutas e as conquistas sociais das mulheres e sua importância.
Geralmente, os produtos associados a uma data sazonal estão relacionados com o público-alvo. Nessa data é comum que as mulheres recebam homenagens e, claro, presentes. Contudo, é perigoso o lojista acreditar que os interesses limitam-se a flores, vestuário, acessórios, beleza ou casa e decoração. Sendo aproximadamente metade da população brasileira, as mulheres consomem literalmente de tudo.
Usando a criatividade, é possível estabelecer estratégias para ajudar a pensar em promoções para o dia 8 ou, em muitos casos, aptar pelo “mês das mulheres”.
Por exemplo, lojas de produtos de cultura pop podem destacar material relacionado a super-heroínas, ou as lojas de artigos esportivos podem oferecer promoções em camisas de equipes femininas, como futebol e vôlei. Provavelmente tudo que o lojista oferecer pode estar associado ao público consumidor feminino
Alguns passos práticos podem ser dados para vender mais na época do Dia Internacional da Mulher.
Cupons de desconto
Oferecer cupons de desconto no ou durante a ação promocional da loja é uma maneira positiva de impactar mais clientes.
Pode oferecer os cupons em itens selecionados e divulgar nas redes sociais e listas de transmissão no Whatsapp.
Cashback
Uma estratégia que está consolidada no Brasil é oferecer cashback para criar urgência e incentivar as pessoas a comprarem. Por isso, estabeleça um período de vigência para a campanha. Por exemplo, todas as compras realizadas até as 23:59 do dia 8 de março de 2025, receberão cashback de 10%.
Defina uma data de início e fim para as promoções
Sua a loja decidir promover a “Semana da Mulher” ou mesmo fazer de março fazer o Mês das Mulheres, divulgue com mais antecedência.
Foque na personalização das compras
Analise as vendas dos anos anteriores e os produtos que tiveram mais saída. Também é importante analisar os tipos de comunicação aos quais elas respondem melhor.
Com esse levantamento, é possível criar uma campanha mais assertiva e personalizada, pois é possível divulgar as ações promocionais nos canais que geram mais engajamento e conversão.