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As principais tendências de consumo para o comércio em 2024

Saber o que o cliente busca é “chave” para vender mais
Por APECC5 jan 2024
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O mundo vem mudando em grande velocidade, com inovações surgindo o tempo todo. O comércio também é impactado, principalmente por causa da internet, que já se consolidou como o principal canal para pesquisa de preços e busca de informações sobre produtos.

Empreendedores que desejam ser bem-sucedidos em meio a tantas mudanças precisam saber o que o consumidor procura, no momento certo e a maneira como ele faz as compras.

Existem diversos estudos que apontam a evolução dos hábitos de consumo e as principais tendências de mercado. Conhecer o seu conteúdo lhe ajudará a se posicionar à frente da concorrência e a fazer bons negócios em 2024.

Resumidamente, tendências de consumo são aquelas que indicam para onde está indo o comportamento dos consumidores, mostrando o que eles procuram. Isso ajuda os empreendedores e empresas a traçarem suas estratégias de negócios.

Conheça as principais tendências de consumo para 2024:

Comércio eletrônico

Desde a pandemia do Covid-19 o comércio eletrônico cresceu em um ritmo mais acelerado. Isso significa que empresas de todos os tamanhos ficaram “obrigado” a ter uma presença online. Seja oferecendo seus produtos em lojas virtuais próprias ou em marketplaces, que são espaços em grandes plataformas como Shopee, Mercado Livre ou mesmo em lojas tradicionais como Americanas e Magazine Luiza.

Um estudo da Euromonitor International, empresa de inteligência de negócios e análise de mercado, mesmo os consumidores com 60 anos ou mais já mudaram seus hábitos.

Eles estão mais presentes no mundo digital e usam aplicativos de comprar. Por serem uma parcela importante da população, é importante que o lojista perceba que a inovação chegou para ficar. 

Integração do físico e digital

O crescimento do comércio eletrônico não significa o fim das lojas físicas. A Euromonitor apontou que a união entre o físico e o virtual, incluindo as vendas por redes sociais se consolidaram em muitos países. Cabe ao lojista encontrar os canais de divulgação de produtos e serviços mais adequados para o seu público-alvo. 

A consultoria Opinion Box, especializada em pesquisas de mercado, mostrou em relatório recente a importância do omnichannel, ou seja, uma integração do digital e do físico. Essa estratégia de vendas foca na integração, permitindo ao consumidor  uma experiência que o faça decidir pelo meio digital e concluir na loja física. Segundo a consultoria, 84% dos consumidores querem ter a possibilidade de comprar pela internet e retirar na loja ou de conhecer o produto na loja física e comprar online para receber em casa posteriormente.

Comodidade e praticidade

Uma pesquisa do Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), indica que nos últimos três anos surgiu um novo perfil de consumidor. Ele é mais caseiro e digital, que procura os meios mais fáceis e rápidos de fazer compras. 

Por isso, a comodidade é uma tendência irreversível. Isso obriga as lojas a terem, por exemplo, serviços de delivery confiável. Isso pode ser definitivo para o cliente na hora de tomar uma decisão final sobre a compras. A GS & Inteligência publicou um relatório mostrando que os gastos com delivery crescem cerca de 24% por ano.

Formas de pagamento diversos

A busca pela comodidade impacta diretamente a maneira como os pagamentos são feitos. O Sebrae divulgou que as formas autônomas, como transferências por PIX ou QR Code, tendem a ser as mais usadas nos próximos anos, eliminando de vez o dinheiro vivo.

Personalização da experiência de compra

Cada vez mais os consumidores buscam atendimento individualizado. A mesma Opinion Box citada anteriormente, avaliou que 72% dos consumidores esperam que as empresas consigam identificar seus interesses. 

Ao mesmo tempo, 73% preferem comprar de lojas onde já tiveram experiências personalizadas. Isso vai além de um bom atendimento. A atenção do vendedor e seu conhecimento profundo dos produtos que oferece é “chave”, aliada a facilidades no pagamento e um serviço de pós-venda que facilite, por exemplo, eventuais trocas.

 

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