Executivos do setor imobiliário apontam uma significativa transformação no centro histórico de São Paulo, com projeções indicando a chegada de até 60 mil novos residentes nos próximos anos. O tema da renovação urbana, impulsionada por estratégias de retrofit e intervenções urbanísticas, ganhou destaque durante o Summit Imobiliário, realizado no Dia do Mercado Imobiliário Estadão.

Desafios e Apoio Público

Apesar do otimismo, o setor enfrenta obstáculos, principalmente no acesso a financiamento. Blanche apontou que a taxa Selic, em 15%, dificulta o crédito e defendeu a criação de linhas mais adequadas para projetos de requalificação.
Investidores demonstram crescente otimismo com o potencial do centro paulistano. A combinação de iniciativas privadas de requalificação, programas públicos e a tendência de redensificação urbana aponta para um futuro onde a região pode se consolidar como um espaço dinâmico, habitado e economicamente revitalizado, atraindo novos moradores e negócios.

Entenda o que é “retrofit”

Termo faz referência a modificações realizadas em edificações dadas como antigas
Originado do inglês, o termo “retrofit” é definido como a ação de prover a uma maquinaria com novas peças ou partes que originalmente não estavam presentes quando o equipamento foi desenvolvido. No âmbito da construção civil e arquitetura urbana, a palavra passou a ganhar destaque nos últimos anos por ser aplicada à ideia de revitalizar edifícios dados como antigos.

Nesse contexto, “retrofit” vai além da ideia que temos sobre reformas, visto que ele se expande para modernizações e atualizações, como por exemplo, para atender novas normas de acessibilidade.O ato de “retrofitar” um imóvel se faz necessário quando se almeja preservar o imóvel, como ocorre com edifícios considerados patrimônios históricos. Esse processo viabiliza que áreas com potencial construtivo esgotado sejam reinventadas, tal como vem acontecendo com o Centro de São Paulo. Ele também viabiliza melhorias aplicadas, o que consequentemente gera valorização do imóvel. Desse modo, “retrofit” é um sinônimo de “requalificação”.

Atualmente, em São Paulo, a região central da cidade tem recebido diversas medidas e incentivos para que novos retrofits sejam realizados. Este processo é realizado em conjunto pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, SP Urbanismo e pela Casa Civil, que coordena o movimento #TodosPeloCentro, responsável por gerar ações de revitalização do Centro de São Paulo.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.