Julho é marcado pelo Julho Amarelo, campanha nacional dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre essas doenças silenciosas que, muitas vezes, não apresentam sintomas em seus estágios iniciais, mas podem evoluir para complicações graves como cirrose e câncer no fígado. A APECC apoia a iniciativa.
As hepatites A, B, C, D e E são inflamações no fígado causadas por diferentes vírus. No Brasil, os tipos B e C são os mais preocupantes por sua transmissão silenciosa e potencial cronicidade. Estima-se que milhões de brasileiros convivam com hepatite sem saber, o que dificulta o tratamento e favorece a disseminação.
A prevenção é simples e eficaz: uso de preservativos, não compartilhamento de objetos cortantes, cuidados com tatuagens e piercings e vacinação adequada. Detectar precocemente salva vidas.
Julho Amarelo é um chamado à responsabilidade coletiva pela saúde pública e ao cuidado com o próprio corpo. Informar-se, prevenir e testar-se são atitudes essenciais.